pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Procel
Procel
voltar
PROCEL SELO - Eficiência Energética em Equipamentos

O Selo PROCEL foi criado com o intuito de indicar aos consumidores os equipamentos e eletrodomésticos disponíveis no mercado nacional que apresentam os maiores índices de eficiência energética em cada categoria. Além disso, estimula a fabricação e a comercialização de produtos mais eficientes, do ponto de vista energético, minimizando os impactos ambientais no País.

O Selo PROCEL de Economia de Energia foi instituído em 1993, através de Decreto Presidencial , e toma como base os resultados dos ensaios realizados para o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Os equipamentos são ensaiados em laboratórios indicados pelo Inmetro e classificados de acordo com sua eficiência energética, sendo que os classificados como A são contemplados com o Selo por apresentarem maior eficiência energética. Atualmente este Selo é concedido a refrigeradores, freezers , condicionadores de ar e coletores solares.

Já o Selo PROCEL Inmetro de Desempenho foi criado em 1998, em parceria com o Inmetro, e é concedido anualmente aos produtos nacionais ou estrangeiros, etiquetados pelo PBE . Esses produtos devem atender a níveis mínimos de eficiência e qualidade definidos pelo PROCEL. Os equipamentos que atualmente recebem o Selo Procel Inmetro são: reservatórios térmicos, lâmpadas fluorescentes compactas, reatores eletromagnéticos para lâmpadas a vapor de sódio de alta pressão e para lâmpadas fluorescentes tubulares e motores elétricos trifásicos standard e alto rendimento, com potências entre 1 e 250 cv.

Habilitados ao Programa

Para participar, a empresa deve primeiramente consultar a associação de classe a que pertence para saber se o produto que fabrica e/ou comercializa no país está contemplado no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). Se obtiver resposta positiva, deve contatar o Inmetro e solicitar sua inclusão nesse Programa. Após o ensaio de seu produto e atendendo aos critérios do PROCEL, está automaticamente habilitado a receber o Selo.

Como participar

Os fabricantes interessados em participar do programa devem consultar o Regulamento do Selo PROCEL de Economia de Energia e o do Selo PROCEL Inmetro de Desempenho, no site do PROCEL , como também o Regulamento Específico para Uso da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia , no site do INMETRO , referente ao equipamento que deseja etiquetar.

Para saber mais informações, consulte a página do Selo Procel no site do PROCEL.
  Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas