pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Procel
Procel
voltar
PROCEL GEM - Gestão Energética Municipal

O PROCEL GEM – Núcleo de Gestão Energética Municipal, atua com o objetivo de colaborar com o administrador municipal na gestão e uso eficiente de energia elétrica nos centros consumidores pertencentes à Prefeitura, bem como na identificação de oportunidades de economia e geração de energia. Tem em vista a redução dos desperdícios, obtendo, em conseqüência, maiores recursos para serem utilizados em setores considerados prioritários para a população.

A GEM pode ser implementada no município por meio de metodologias e produtos desenvolvidos para atender aos municípios segundo suas peculiaridades e suas necessidades:
  • Treinamentos em conceitos de eficiência energética aplicados aos setores de consumo da Prefeitura, como a própria Gestão Energética, Iluminação Pública, Prédios Públicos, Educação, Legislação, Saneamento, entre outros.
  • Troca de experiências, com acesso a informações e apoio técnico em eficiência energética por meio da Rede Cidades Eficientes em Energia Elétrica (RCE) – rede composta por municípios interessados e equipe técnica preparada para atendê-los. A RCE organiza, anualmente, o Prêmio PROCEL Cidade Eficiente em Energia Elétrica, que reconhece as melhores experiências municipais em 6 categorias.
  • Formação de AMEEs - Agentes Municipais de Eficiência Energética, por meio do Projeto Comunidades de Aprendizado em Gestão Energética Municipal . Os AMEEs são técnicos de pequenos municípios de uma mesma região, que são capacitados nos conceitos de eficiência energética, elaboram Planos de Ação para suas cidades e podem trocar experiências e soluções para seus problemas de desperdício e melhor gestão da energia elétrica.
  • Elaboração de PLAMGEs – Planos Municipais de Gestão da Energia Elétrica. O PLAMGE é um instrumento de apoio à administração pública municipal, que possibilita o conhecimento, gerenciamento, planejamento e controle, por parte do prefeito, do uso da energia elétrica, possibilitando a redução do consumo através da identificação das oportunidades em todas as unidades consumidoras de responsabilidade da prefeitura. É um diagnóstico da situação energética do município que orienta o Administrador para as ações de eficiência energética que devem ser implementadas.

Habilitados ao Programa

As Prefeituras Municipais e as Associações de Municípios.

Como participar

Os recursos para implementar a GEM são oriundos da própria Eletrobras, através da celebração de convênios, e também através dos recursos referentes à Resolução ANEEL nº. 242, de 24 de julho de 1998, que determina que as concessionárias deverão fazer um investimento em ações de combate ao desperdício de energia elétrica de no mínimo 1% da Receita Operacional Anual, apurada pela concessionária no exercício imediatamente anterior.

Os municípios interessados em implementar a Gestão Energética Municipal devem procurar mais informações na página do PROCEL GEM ou da RCE – Rede Cidades Eficientes em Energia Elétrica, ou ainda enviar um email para procel.gem@eletrobras.com

(*)Observação: o aporte de recursos da ELETROBRAS corresponde a até 75% do valor total do projeto. O mínimo de 25% restantes deverá constituir a contrapartida da Prefeitura.
  Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas