|
|
|
|
|  | Procel |
|
| |
| Programa Nacional de Iluminação Pública e Sinalização Semafórica Eficientes |  |  |
O Programa Nacional de Iluminação Pública e Sinalização Semafórica Eficientes, atualmente denominado PROCEL RELUZ, foi instituído em 2000 pela ELETROBRAS, com o apoio do Ministério de Minas e Energia, e implementado pelas concessionárias de energia elétrica com a participação das prefeituras e governos estaduais.
O PROCEL RELUZ tem por objetivo promover o desenvolvimento de sistemas eficientes de Iluminação Pública e sinalização semafórica, bem como a valorização dos espaços públicos urbanos, melhorando a segurança da população.
Os tipos de projetos realizados são:
- Melhoria dos Sistemas de Iluminação Pública Existentes;
- Expansão dos Sistemas de Iluminação Pública;
- Remodelagem dos Sistemas de Iluminação Pública;
- Melhoria dos Sistemas de Sinalização Semafórica;
- Iluminação Especial (Destaque de praças, monumentos, fachadas, etc);
- Iluminação de Espaços Públicos Esportivos;
- Inovação Tecnológica na Iluminação Pública.
Habilitados ao ProgramaEntes federativos (Municípios, Governos Estaduais e Distritos) por intermédio das concessionárias de energia elétrica.
Como participarOs entes federativos interessados em incluir seus projetos no Procel Reluz deverão dirigir-se diretamente às concessionárias de energia elétrica locais que negociarão e apresentarão a solicitação do financiamento à Eletrobras, conforme orientações do Manual de Instruções do Programa.
Observação: O financiamento da Eletrobras será de até 75% do valor total do projeto. Os 25% restantes deverão constituir a contrapartida dos entes federativos e/ou das concessionárias de energia elétrica.
| Para saber quais foram os municípios atendidos pelo programa, critérios de aprovação, etapas a serem seguidas e mais informações, consulte a página do PROCEL RELUZ no site do PROCEL. | |  | | Veja aqui a lista completa |  |
 |
|
|