Pesquisa de Posse de Equipamentos e Hábitos de Consumo de Energia
Pesquisa de 1988
A primeira pesquisa de campo, quantitativa, denominada “Pesquisa de Posse de Eletrodomésticos e Hábitos de Consumo”, na classe residencial, em âmbito nacional, teve a coordenação da Eletrobras, por meio do Procel, e foi realizada em 1988. Foram entrevistados 10.818 consumidores, em 291 municípios, de 23 estados e o Distrito Federal, abrangendo todas as regiões do país e contou com a imprescindível participação de 27 concessionárias, a saber: Ceron, Eletroacre, Eletronorte, Celpa e CER (região Norte); Ceal, Coelba, Coelce, Cemar, Saelpa, Celpe, Cosern e Energipe (região Nordeste); Escelsa, Cemig, Light, Cerj, Eletropaulo, Cesp, CPFL (região Sudeste); Copel, CEEE, Celesc (região Sul) e CEB, Celg, Cemat e Enersul (região Centro-Oeste).
Pesquisa de 1997/98
Em 1997/98, outra pesquisa foi coordenada pela Eletrobras, por intermédio do Procel, e executada pela Puc-Rio, também no segmento residencial, em 15 estados e o Distrito Federal, com a colaboração de 20 concessionárias: Celpa (região Norte); Ceal, Celb, Celpe, Coelba, Coelce, Cosern e Saelpa (região Nordeste); Cemig, Cerj, Cesp, CPFL, Eletropaulo, Escelsa e Light (região Sudeste); CEEE e Copel (região Sul) e CEB, Celg e Enersul (região Centro-Oeste). Foram pesquisados 15.870 consumidores, nessa oportunidade. Algumas empresas, como a Light e a Celpe, em 1999, e a Elektro “ex-Cesp”, em 2000, realizaram novas pesquisas na classe residencial.
Pesquisa de 2004/06
De 2004 a 2006, tal pesquisa ocorreu com as mesmas coordenação e execução da anterior, porém com um escopo mais amplo, abrangendo os seguintes segmentos de consumo: residencial, comercial/industrial (baixa tensão), comercial/industrial (alta tensão) e poderes públicos (alta tensão). Foram contemplados 17 estados e o Distrito Federal, com a participação de 21 empresas*: Celpa, Ceron e Manaus Energia (região Norte); Celpe, Cemar, Coelba, Coelce e Cosern (região Nordeste); Ampla “ex-Cerj”, Cemig, CPFL, Eletropaulo, Light (região Sudeste); CEEE, RGE, Copel e Celesc (região Sul) e CEB, Celg e Cemat (região Centro-Oeste). Foram aplicados 14.442 questionários nessa pesquisa, representando 92% do mercado consumidor de energia elétrica do Brasil. Só no segmento residencial foram aplicados 9.847 questionários.
Cabe destacar que a última pesquisa, levada a termo em 2005, se insere em um projeto global de “Avaliação do Mercado de Eficiência Energética no Brasil”. Esse projeto fez parte de um Programa de Eficiência Energética desenvolvido com recursos doados pelo Global Environmemt Facility - GEF, por meio do Banco Mundial, e com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD.
* Os dados da Elektro também foram coletados com o mesmo questionário das demais, porém com ampliação da amostra.
Acesso aos dados e relatórios das pesquisas
As informações oriundas dessas pesquisas (indicadores, estudos e análises) serão sempre disponibilizadas exclusivamente no Portal Procel Info.