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Programa de Eficiência Energética - PEE (GEF/BIRD)

Contexto

Desde sua criação até meados da década de 90, a ênfase do Procel foi o aspecto tecnológico da conservação de energia. Na fase seguinte foram desenvolvidas de forma estruturada ações de marketing, visando o reforço da marca e a disseminação do seu conceito implícito.

Posteriormente, com o objetivo de criar condições para o estabelecimento de um mercado auto-sustentável e autônomo de eficiência energética, a Eletrobras/Procel, a partir de 1995, estabeleceu negociações com o Banco Mundial no sentido de obter recursos para o desenvolvimento de um conjunto de ações voltadas para a superação da barreiras existentes no Brasil para a consolidação desse mercado. As principais barreiras identificadas foram:

  • Barreira cultural: hábito de desperdiçar energia
  • Falta de informação: informações dispersas ou não explícitas
  • Foco no negócio principal: as empresas não priorizam os investimentos em projetos de EE
  • Falta de linhas de crédito para projetos de EE: linhas especiais para ESCOS, com termos especiais de garantia dos empréstimos
  • Falta de capacitação: poucos profissionais e empresas capacitadas

O PEE

Nesse contexto, em 1999, o GEF, que concede suporte financeiro para atividades relacionadas com a mitigação de impactos ambientais pelo uso racional e eficiente de energia, doou recursos ao Governo Brasileiro, por intermédio do BIRD, para o desenvolvimento de vários projetos dentro de um Programa de Eficiência Energética (PEE), conhecido como BRA/01/001.

As metas do PEE se traduzem em termos de economia de energia, do conseqüente montante de investimento postergado, e da quantidade de emissão de CO2 evitado.

Os recursos doados foram da ordem de 11,9 milhões de dólares, e a contrapartida da Eletrobras de aproximadamente 11,1 milhões de dólares. Todos esses recursos foram gerenciados pela Eletrobras/Procel, com o apoio do Programa das Nações Unidas (PNUD). A Eletrobras/Procel foi, ainda, responsável pela seleção, implementação e acompanhamento dos projetos.

Os objetivos desse Projeto, o BRA/01/001, eram:

  • Demonstrar como implementar projetos de eficiência energética através de mecanismos desenvolvidos com base no mercado, focados nos consumidores de usos finais de energia.
  • Demonstrar como aumentar a eficiência do fornecimento e distribuição de energia em um mercado competitivo através de medidas de eficiência energética, incluindo gerenciamento de carga.
  • Disseminar os resultados e conseguir replicação em outras concessionárias e usuários finais.
  • Introduzir sistemas de monitoração e avaliação confiáveis.
    (Descrição do Projeto no site do PNUD)

Ações Implementadas

Os recursos oriundos desse Projeto foram aplicados no desenvolvimento dos seguintes subprojetos:
Avaliação do Mercado Potencial de Eficiência Energética
Trata-se de uma pesquisa de campo no mercado consumidor de energia do Brasil, com uma amostra que representa 92% desse mercado, realizada em 18 Estados e 22 concessionárias. A pesquisa abrange os segmentos de consumo industrial, comercial alta e baixa tensão e residencial baixa tensão. Entre os temas abordados na pesquisa destacam-se a Posse e Hábitos de Consumo de Energia e o Racionamento de Energia de 2001.
Este subprojeto contempla ainda a elaboração dos Relatórios:
- Estado da Arte em Programas de Eficiência Energética;
- Análise dos Projetos do Procel e de Avaliação dos Resultados das Ações de Eficiência Energética do Procel;
- Relatório de Impactos Sócio-ambientais das Ações de Eficiência Energética;
- Desenvolvimento de um software capaz de gerar informações atuais e prospectivas sobre os potenciais técnico, econômico e de mercado das medidas de conservação de energia elétrica no Brasil; e
- Desenvolvimento de uma versão web do SINPHA – Sistema de Posse de Equipamentos e Hábitos de Consumo de Energia: trata-se de um sistema para armazenar os dados obtidos pela pesquisa no segmento residencial. Ele possui ainda simuladores onde é possível estimar a curva de carga, a substituição de equipamentos, e cruzar os dados da pesquisa.
Capacitação Laboratorial
Com o intuito de fornecer suporte à implementação da Lei de Eficiência Energética e ao Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) foram capacitados 24 laboratórios com equipamentos de última geração, alguns inéditos no Brasil, como o Simulador Solar doado para o Green Solar, localizado na PUC/MG e o Goniofotômetro do CEPEL/RJ.
Disseminação da Informação
Com o objetivo de disseminar no Brasil informações sobre eficiência energética, foram desenvolvidos casos de sucesso de projetos passíveis de replicação, guias técnicos, livros e manuais práticos e distribuídos sob a forma de kits para as principais bibliotecas das instituições interessadas (68 bibliotecas, totalizando 2.040 exemplares distribuídos). Além disso, foi realizado um amplo programa de treinamento (86 cursos sobre 18 diferentes temas associados à eficiência energética e questões ambientais), onde foram beneficiados aproximadamente 2.650 profissionais da área.
Implementação do Centro de Informação em Eficiência Energética – Procel Info
O objetivo é criar um centro de referência de informações sobre eficiência energética, reunindo e disponibilizando informações dispersas, com vistas à subsidiar o desenvolvimento de projetos e pesquisas nessa área. Utilizando os recursos do GEF, foram realizados todos os trabalhos e aquisições necessárias à implementação do Centro, como o Planejamento, o Plano Operacional, a Implantação de um Portal e de um Call Center.
Plano de Marketing
Visando promover a conscientização da sociedade sobre o tema eficiência energética, foi contratada uma consultoria para elaborar um plano de marketing para o Procel composto das seguintes partes: análise do macro ambiente externo, análise do ambiente interno, cenários e proposições de ações estratégicas e plano de comunicação. Este culminou com a criação de uma campanha publicitária composta por três comerciais de 30 segundos que veiculados nas principais emissoras de televisão durante o mês de dezembro de 2005, com repetições previstas.
Quadro de investimentos do PEE (US$ x 1.000)
Subprojeto GEF
Avaliação de mercado potencial de EE 1,420.00
Capacitação laboratorial 5,400.00
Disseminação de informação 1,650.00
Implementação do centro de informação de EE 1,320.00
Plano de marketing 1,400.00
Gerenciamento do PEE 710.00
Total 11,900.00
Fonte: Eletrobras / Procel
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