pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

20.05.15
|
MMA conquista Selo Procel Edificações
Fonte: São Joaquim Online - 18.05.2015
Divulgação
Brasília - O edifício-sede do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília, recebeu o Selo Procel de Economia de Energia para Edificações. O selo é concedido em reconhecimento ao projeto de alta eficiência energética do Bloco B da Esplanada dos Ministérios (ministérios do Meio Ambiente e Cultura), que apresenta elevado potencial de economia de energia e redução de impactos ambientais.

O Selo Procel Edificações, lançado em novembro de 2014, é concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e gerido pela Eletrobrás. É de adesão voluntária e tem o objetivo principal de identificar as edificações que apresentem as melhores classificações de eficiência energética em uma dada categoria. O setor de edificações é de extrema importância no mercado de energia elétrica, pois representa cerca de 50% do consumo de eletricidade do país.

PROTAGONISMO

“Nada melhor do que o MMA dar o exemplo: esperamos, assim, servir de incentivo para outros órgãos enfatiza” Alexandra Maciel, coordenadora técnica do projeto de eficiência energética do Ministério e analista de infraestrutura da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental. “O prédio do MMA é primeiro da Esplanada a receber essa distinção.”

Para receber do selo, o imóvel passa por um processo de reformulação em sua estrutura, para aproveitar a capacidade de iluminação natural e aperfeiçoar o desempenho do sistema de ar condicionado, o que acarreta em menor consumo de energia elétrica. O projeto de reabilitação energética foi realizado no âmbito do Projeto Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) chamado “Transformação do Mercado de Eficiência energética no Brasil”, na qual o MMA é o coordenador.

A reabilitação energética ou retrofit do edifício pode gerar uma economia de eletricidade de até 30% em edificações já existentes, se passarem por readequação e modernização, e de até 50% em prédios novos, que contemplem essas tecnologias desde o projeto.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas