pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

20.03.15
|
ETEC de Amparo recebe primeiro laboratório de Eficiência Energética da CPFL Paulista
Fonte: Procel Info - 20.03.2015
Divulgação/CPFL
São Paulo - A CPFL Paulista, distribuidora de energia elétrica que atende a 234 cidades do interior de São Paulo, entregou, nesta quinta-feira (19/03), o primeiro de sete laboratórios de Eficiência Energética que serão instalados em escolas e faculdades técnicas estaduais do Centro Paula Souza. Com este laboratório, a ETEC João Belarmino, no município de Amparo, tornou-se a central de capacitação de professores e educadores que irão lecionar no laboratório. O investimento no CPFL Labtech foi de quase R$ 1 milhão pelo Programa de Eficiência Energética aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O objetivo da iniciativa é dar condições para a formação de profissionais capazes de propor soluções de como utilizar a energia elétrica de maneira racional e inteligente em ambiente industrial. Com a entrega do laboratório, a a distribuidora vai treinar os educadores dos cursos de Eletrônica, Eletrotécnica e Eletroeletrônica a utilizarem os equipamentos. Esses educadores multiplicarão os conceitos de Eficiência Energética em suas respectivas instituições que também receberão laboratórios nos próximos meses.

O Labtech em Amparo é o primeiro laboratório de um total de sete que serão instalados em outras ETECs e FATECs do estado de São Paulo. "Com este projeto, nós queremos ampliar o conhecimento sobre a energia elétrica e tornar sua utilização mais racional e sustentável. Na CPFL, nós trabalhamos todos os dias para que a energia gerada e distribuída seja utilizada da melhor forma possível", afirma Luiz Carlos Lopes Jr., gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia.

O laboratório é composto por 64 aparelhos de bancada que simulam diversos aparelhos em uma indústria, como sistemas de ar-condicionado, de iluminação, de geração de energia fotovoltaica e eólica. Eles serão que serão utilizados na formação dos alunos de todos os cursos técnicos da instituição.

A professora Sônia Regina Correa Fernandes, Responsável pelo Grupo de Supervisão Educacional do Centro Paula Souza, comemora o fruto da parceria entre uma empresa privada e uma instituição pública. "Eficiência energética é um assunto que a instituição pública não pode se eximir. Temos que coloca-lo em discussão nas nossas salas de aulas. A escola, sozinha, não consegue oferecer a tecnologia de ponta para este aprendizado. Por isso, parcerias como essa são extremamente relevantes para a formação dos nossos futuros profissionais".

A entrega do Labtech e a capacitação dos professores é parte do Programa de Eficiência Energética da CPFL Paulista, homologado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

* Com assessoria de Imprensa da CPFL

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas