pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

13.02.19
|
Abrava: Selo Procel foi essencial para o aumento da eficiência energética dos aparelhos de ar-condicionado
Fonte: Procel Info - 11.02.2019

São Paulo – O presidente do Departamento Nacional de Ar-Condicionado Central da Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento), Luciano Marcato, disse, em depoimento enviado ao Procel Info, que o Selo Procel, que em dezembro completou 25 anos, apresentou grandes resultados ao disseminar o conceito de eficiência energética tanto para os fabricantes de aparelhos de climatização quanto para os usuários finais.

Ele ressalta que as exigências do Selo Procel contribuíram de maneira essencial para a evolução dos aparelhos de ar-condicionado fabricados e vendidos no Brasil.

“O efeito do Selo Procel foi além da conscientização dos usuários e posterior economia de energia, mas foi também trazer ao setor metas mais agressivas de eficiência que, para serem atingidas, levaram os fabricantes e importadores a terem que trabalhar com tecnologias mais novas para conseguirem ser aceitos pelo Procel e pelo Inmetro e, assim, terem a comercialização de seus produtos em todo o mercado brasileiro”, destaca Marcato.

Confira abaixo o depoimento de Luciano Marcato.

“É com extrema satisfação que a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA) celebra os 25 anos do Selo Procel, parte de uma iniciativa do governo, através da Eletrobras, com um grande projeto em busca de equipamentos e sistemas energeticamente mais eficientes, entre os quais os aparelhos de ar-condicionado residenciais, que são hoje comercializados no mercado brasileiro.

Em 08 de dezembro de 1993 foi criado pelo Procel, através de Decreto Presidencial, e desde esta data foi feito grande trabalho junto ao Inmetro, associações de fabricantes, universidades e laboratórios, em busca do aumento dos níveis de eficiência energética . Desta forma, com o estabelecimento do Selo Procel, buscou-se passar com maior clareza aos usuários finais os níveis de consumo / eficiência energética de forma fácil e clara, e um passo importante foi o desenvolvimento do programa de etiquetagem dos aparelhos de ar-condicionado residencial por exemplo.

Além de ter ajudado o país a economizar mais de 3% do consumo atual nesses mais de 20 anos de história e postergar investimentos em geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no pais, o Procel desenvolve outras atividades não menos importantes para divulgar o conhecimento adquirido com as pesquisas realizadas no setor e também realiza trabalho específico junto a edificações, indústrias e comércio, bem como sistemas de iluminação pública.

No mercado de ar-condicionado, o efeito do Selo Procel foi não somente a conscientização dos usuários e posterior economia de energia, mas também foi trazer ao setor metas mais agressivas de eficiência que, para serem atingidas, levaram os fabricantes e importadores a terem que trabalhar com tecnologias mais novas para conseguirem ser aceitos pelo Procel e Inmetro e, assim, terem a comercialização de seus produtos em todo o mercado brasileiro.

Assim, a Abrava parabeniza este trabalho e todas as pessoas que a ele dedicaram seu tempo e conhecimento em busca de um mercado de ar-condicionado mais consciente e eficiente, e espera continuar colaborando com o grupo Procel / Eletrobras nesta importante jornada”.

* Luciano Marcato é engenheiro e presidente do Departamento Nacional de Ar-Condicionado Central da Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento).
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas