pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

09.03.18
|
Prédio de Cuiabá é eleito o mais sustentável das Américas
Fonte: O Livre - MT - 07.03.2018

Mato Grosso - Na frente de outros quatro projetos norte-americanos, a tecnologia indígena mato-grossense trouxe ao Brasil o prêmio BREEAM Awards 2018, selo de sustentabilidade mais antigo e referenciado do mundo. O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), projetado pelo arquiteto e professor da UFMT, José Portocarrero, venceu a categoria Regional/Novas Construções Em Uso, nesta terça-feira (06), no Reino Unido.

A cerimônia de premiação ocorreu no London’s ExCeL Centre, durante a programação do Ecobuild 2018, após a BREEAM Awards já ter certificado mais de 250 mil prédios de diversos países.

O prédio localizado no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, foi construído em 2010, o primeiro do Estado a receber o Selo Procel de Eficiência Energética, pela potência de iluminação natural e micro usinas implantadas no telhado, que reduziram o consumo de energia elétrica da sede em 30%.

Com base nas casas indígenas, referências em bioclimática, a construção se destaca pelo conforto térmico e utilização máxima da iluminação natural. Sua cobertura em duas cascas, possibilita o resfriamento interno do prédio e a captação de água da chuva, filtrada e armazenada para uso na irrigação do jardim e lavagem de pisos.

Também se destacam no projeto a instalação de vermicompostagem, que recebe resíduos orgânicos da lanchonete e da poda de árvores e plantas.

Estudioso das tecnologias indígenas e as casas Bororo, Portocarrero acredita que o prêmio contribui para dar maior projeção aos sabes indígenas acumulados durante séculos. “O melhor resultado é ajudar a difundir e circular os conhecimentos arquitetônicos dos povos indígenas, que são os primeiros desenvolvidos no Brasil”, ressalta.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas