pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

07.10.20
|
Gerente do Procel fala sobre as ações futuras do programa no Cobee
Fonte: Procel Info - 07.10.2020

Débora Anibolete, para o Procel Info
Rio de Janeiro – Em participação no Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (Cobee), nesta terça-feira (06), o gerente do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), Marcel Siqueira, apresentou algumas das iniciativas que estão sendo desenvolvidas por meio do programa. Marcel contribuiu com a discussão sobre a gestão energética voltada para a redução de custos e aumento da competitividade na indústria e nos setores de comércio e serviços. O gerente do Procel ressaltou a importância da gestão energética, juntamente com políticas públicas e ações autônomas, sobretudo na indústria, para que seja possível atender as metas de redução do consumo dispostas no Plano Decenal de Expansão de Energia de 2029.

Nessa área, Marcel Siqueira destacou algumas ações do Procel, como o projeto realizado em parceria com a Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações (Abrinstal), no Comitê ABNT- CB116, que tem entre as atribuições fomentar a implementação da norma de gestão de energia ISO 50.001 no país, além dos programas Aliança e Brasil Mais Produtivo, ambos realizados com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O gerente do Procel falou, ainda, sobre algumas perspectivas futuras, apresentando projetos previstos no terceiro ciclo do Plano de Aplicação de Recursos do Procel (PAR Procel -2020/2021), como o ‘Esplanada Eficiente’, por meio do qual será disponibilizado um recurso de R$ 100 milhões para a eficientização para edificações públicas; a atualização da metodologia do Plano Municipal de Gestão de Energia, que passará a atender todos os setores da esfera pública, e o programa Aliança 2.0, que prevê o atendimento a 24 indústrias energointensivas.

Outro projeto previsto no 3º PAR e citado durante a palestra foi um piloto voltado para a implantação de tecnologias de gestão de demanda de energia. Por fim, Marcel Siqueira falou sobre o desenvolvimento do Plano Decenal de Eficiência Energética (PDEf), que visa à formulação de políticas de redução de consumo de energia elétrica nos diversos segmentos econômicos, e a indicação de soluções para a aumentar os ganhos de eficiência energética na próxima década. Segundo ele, a elaboração do Plano, que tem apoio do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), deverá ser concluída ainda neste ano e representa um auxílio nas ações de gestão de energia no país.

“É fundamental nós trazermos o tema da gestão da energia para o planejamento [do Plano Decenal de Eficiência Energética]. Faz todo o sentido, pois ele faz parte de um potencial de redução de consumo muito relevante”, destacou.

Além do gerente do Procel, o painel, que foi mediado por Alberto Fossa, diretor-executivo da Abrinstal, teve a participação do diretor da Jordão Energia, George Soares e do presidente da Association of Energy Engineers (AEE), Samer Zawaydeh. A programação do Cobee desta terça-feira contemplou, ainda, outros dois painéis voltados ao debate das tecnologias utilizadas por outros países para a retomada do crescimento econômico e do novo marco regulatório do saneamento e as oportunidades de eficiência energética nessa área.

A 17ª edição do Cobee acontece até a próxima quinta-feira (08). O congresso está sendo realizado por transmissão virtual gratuita e as palestras podem ser acompanhadas no site do evento. Para mais informações e inscrições acesse www.cobee.com.br.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas