pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

08.06.18
|
Aneel apresenta projeto de eficiência energética para RR
Fonte: Folha de Boa Vista - 07.06.2018
Roraima - Roraima será o primeiro estado brasileiro a receber um projeto piloto de eficiência energética, elaborado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para estimular a economia de energia. O modelo foi apresentado à governadora Suely Campos, em 06/06, em Brasília, pelo diretor-geral da agência, Romeu Donizete Rufino.

O projeto prevê a realização de um leilão de eficiência energética, com o objetivo de redução de 4 megawatts, por um período de cinco anos, com a substituição de equipamentos de alto consumo por aparelhos mais eficientes, como ar condicionado, geladeira, lâmpadas, pontos de iluminação pública, além da readequação das redes elétricas de prédios públicos e empresariais para projetos mais econômicos.

Conforme o diretor da Aneel, Roraima foi escolhido como piloto porque hoje tem o custo de produção mais caro do país e a maior média de consumo, de 320 quilowatts hora por mês, enquanto a média brasileira é de 150, por causa do uso intenso do aparelho de ar condicionado para amenizar o calor.

Suely Campos disse que o Governo do Estado vai apoiar o projeto e que tem interesse em fazer a substituição de equipamentos, principalmente das escolas, que estão com as contas de energia altas, justamente por causa da climatização das salas de aula. “Queremos inserir nesse projeto também os consumidores residenciais, como o Vila Jardim, para instalar energia solar, substituir equipamentos e reduzir o valor da conta no fim do mês”, comentou.

A proposta do leilão está aberta a consulta pública pela Aneel. No próximo dia 11, a Agência vai realizar uma série de reuniões em Boa Vista, para ouvir os diversos segmentos, como o Conselho de Consumidores e os prefeitos, além de áreas específicas do Executivo Estadual. Depois disso, no dia 15, fará em Brasília uma audiência presencial para também receber contribuições sobre a metodologia do leilão.

A previsão é que o edital seja lançado em outubro e a contratação ocorra até dezembro, para início do projeto em 2019, abrangendo toda a capital, Boa Vista.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas