pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

30.07.18
|
Aquecimento solar gera economia para resort
Fonte: Revista da Instalação - 28.07.2018

São Paulo - Pensar em um empreendimento de lazer que oferece toda a infraestrutura de um parque aquático, com as facilidades e o conforto de um resort, remete a uma imagem de sol e férias em família. Mas, no caso do Olímpia Park Resort, na cidade de Olímpia, interior de São Paulo, o sol tem uma responsabilidade muito maior. A energia gerada por ele assegura um empreendimento com foco na eficiência energética e economia. A estimativa é de que, por meio de uma área coletora de 544 m², se alcance uma redução no consumo de energia de cerca de 64% ao ano.

O Olímpia Park Resort teve suas obras iniciadas em 2013. A primeira fase foi entregue recentemente e a segunda deve ser finalizada em 2019. O empreendimento, que possui um total de 912 apartamentos, precisava de uma solução de grande porte no quesito eficiência energética. Pensando nisto, a Rio Verde, construtora responsável, entrou em contato com a Solis, empresa especialista em engenharia de aplicação e assistência técnica no ramo de aquecimento solar. Em agosto de 2017, a Solis realizou o projeto de instalação das placas coletoras e equipamentos, sendo dez quadros de comando, todos equipados com controladores da Full Gauge Controls, fabricante brasileira de instrumentos para os setores de aquecimento, refrigeração e climatização. “Este projeto é o maior, em termos de metragem, já realizado pela nossa empresa”, ressalta a projetista responsável, Sally Freddi. O sistema possui uma capacidade total de 54 mil litros de água e é encarregado do aquecimento dos banhos dos hóspedes. Além da redução no consumo energético, é importante ressaltar também a economia de água: “Por meio de um anel de recirculação, com controladores da Full Gauge que garantem que a água dentro da tubulação estará sempre quente, é possível garantir também uma redução no consumo, visto que não é preciso ligar o chuveiro e aguardar até o aquecimento”, aponta Sally.

A parceria entre a Solis e a Full Gauge Controls existe desde 2016, quando a empresa passou a utilizar os produtos da marca em todas suas obras. Em instalações como as que foram feitas no Olímpia Park Resort, são usados os controladores Microsol II E plus e o RT-607E plus, para o acionamento de bombas hidráulicas e resistências elétricas. O Microsol II E plus atua no comando da bomba de circulação de água, impedindo o superaquecimento e o congelamento nas tubulações. Já o RT-607E plus é um controlador de temperatura com programador horário, que permite a configuração de até oito eventos diários. Os dois instrumentos podem ser conectados ao Sitrad, software de monitoramento remoto desenvolvido pela Full Gauge Controls, que permite gerenciar as instalações a distância, apenas utilizando um dispositivo (tablet, celular ou computador) conectado à Internet.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas