pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

08.07.13
|
Rainha do Brasil recebe selo de eficiência energética do Inmetro
Fonte: Poral A12 - 04.07.2013
São Paulo - O Hotel Rainha do Brasil, instalado na Cidade do Romeiro, em Aparecida (SP), é o primeiro hotel do país a alcançar a Certificação de Eficiência Energética do Inmetro. Fruto de uma parceria com a Fundação Certi, esta conquista é alcançada apenas dez meses após a inauguração do hotel.

O Rainha do Brasil foi classificado na categoria “A” (mais eficiente, em uma escala que vai de A a E), atingindo, assim, o melhor índice de racionalização do uso de energia sem comprometer os níveis de saúde, conforto e produtividade. Em outras palavras, significa que o Hotel utiliza menos energia, através de seus sistemas sustentáveis de energia, ventilação e racionalização de água, no seu uso diário, sem perda de qualidade, refletindo assim em menos desperdícios e impactos sobre o meio ambiente.

De acordo o Luís Prado, analista de marketing, o projeto de sustentabilidade foi iniciado já durante sua construção: “Planejamos ser um hotel sustentável, em que pudéssemos manter a consciência ecológica, gastando o mínimo possível”.

Placas de aquecimento solar da água e um sistema inteligente de ar condicionado garantiram a certificação do Inmetro. Além disso, foi realizada a implantação de diversos sistemas, como a reutilização de água do chuveiro e das pias que, após tratamento, é usada nas descargas dos banheiros.

O chamado processo de 'etiquetagem' é complexo, tendo levado quase quatro meses, e é composto por duas etapas. A primeira corresponde à inspeção do projeto do edifício e é feita pelo Organismo de Inspeção Acreditado (OIA) pelo Inmetro com base nos projetos e nas especificações técnicas enviadas pelo proprietário. "É nesta etapa que o nível de eficiência do edifício é calculado, sendo expedida a Etiqueta de Projeto. Nesta etapa enviamos todos os projetos do hotel, bem como as especificações de materiais e equipamentos. A duração desta avaliação é de 15 a 60 dias úteis após o recebimento da documentação completa, a depender da complexidade do projeto e da demanda interna do OIA", explica o engenheiro Geraldo Neto, da Lotus Implantação de Projetos.

A segunda etapa do processo de etiquetagem é a inspeção do edifício construído, que é solicitada pelo proprietário ao OIA, após a obtenção do alvará de conclusão da obra. Geraldo afirma que "nesta etapa, o OIA verificou se os itens avaliados em projetos foram fielmente construídos e emitiu a Etiqueta do Edifício Construído. Este é o documento exigido pelo BNDES para enquadramento no subprograma ProCopa Turismo - Hotel Eficiência Energética, desde que a sua classificação geral seja nível “A”, que o Hotel obteve".

De acordo com o engenheiro, o investimento inicial do projeto foi de 57 mil reais, mas já está sendo revertido em economia de energia: "O investimento não é alto, desde de que o projeto / execução já tenha sido elaborado levando-se em conta boas práticas de economia e sustentabilidade. É um investimento que se paga em oito meses".

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas