pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Reportagens
Reportagens
voltar

Assunto: Panorama Nacional - 07.11.2014
07.11.14
|
Empresa combina eficiência energética com iniciativa social
Rio de Janeiro - Sistemas fotovoltaicos atuam no âmbito da eficiência energética e possuem um futuro promissor no Brasil

Fernanda Viviani, para o Procel Info


Rio de Janeiro – Um relatório publicado pela Agência Internacional de Energia (IEA) mostrou que até 2050 o Sol será a maior fonte de eletricidade do mundo. Os sistemas fotovoltaicos (FV) terão capacidade de gerar até 16% da eletricidade. As placas FV devem ser instaladas em locais com boa incidência solar, o que favorece o Brasil que é privilegiado por elevados índices de incidência solar. Quando utilizadas, a redução na conta de luz pode ser significativa, dependendo do tamanho do sistema instalado.

Dentro deste contexto, a Insolar é um negócio social dedicado à promoção e democratização do acesso à energia solar no Brasil através da instalação de painéis solares FV em comunidades de baixa renda e almeja contribuir com o desenvolvimento sustentável da tecnologia no país. Outra empresa que atua no setor é a Solarize, parceira da Insolar, que promove capacitação e treinamento de mão-de-obra para o crescente mercado de energia solar no Brasil.

O trabalho da Insolar é feito a partir da seleção das comunidades e beneficiários, seguida pelo estudo de viabilidade técnica, instalação dos equipamentos FV e acompanhamento da conexão do sistema à rede elétrica da distribuidora de energia local. A proposta contempla também o engajamento da comunidade beneficiada e das demais partes envolvidas em cada projeto. Dentre os possíveis beneficiários das instalações estão escolas, comerciantes, moradores, associações e cooperativas. Os indicadores que serão acompanhados pelo negócio social são: energia limpa gerada pelos painéis solares, energia economizada com eficiência energética, redução da conta de luz, número de participantes nas oficinas e cursos, número de capacitações e índice de satisfação de todas as partes envolvidas com o projeto.

Henrique Drumond é sócio da Insolar e administrador de empresas com experiência no mercado de energias alternativas e em negócios sociais. Como empreendedor social, preocupa-se em gerar valor para a sociedade e com a sociedade. Em entrevista para o Procel Info, destaca os benefícios dos sistemas fotovoltaicos e fala sobre a Insolar dentro do contexto de eficiência energética.

Procel Info - Qual o atual panorama de energia solar no Brasil e quais as perspectivas para o futuro?

Henrique Drumond: É interessante fazer um paralelo com outros países como a Alemanha - que é líder no mercado internacional de energia solar. Neste sentido, o Brasil possui um território 24 vezes maior do que a atual líder de mercado. Ademais, a região com menor incidência solar em nosso país recebe 40% mais sol do que a região de maior incidência solar na Alemanha. Estes dois fatores, extensão territorial e incidência solar demonstram o enorme potencial do mercado brasileiro de geração de energia FV. De todo modo, para fomentar a geração de energia FV no Brasil são necessários novos incentivos como aqueles já implementados em outros países, além do imprescindível apoio da ANEEL no sentido de fomentar a adoção desta tecnologia através do PEE (Programa de Eficiência Energética da ANEEL).

Procel Info - Qual a relação dos painéis solares fotovoltaicos com a eficiência energética?

A Insolar surgiu com ideia de promover a energia solar
e todos os benefícios relacionados com este modal
de geração de energia renovável

Henrique Drumond: Atualmente, o investimento necessário para aquisição e instalação de sistemas fotovoltaicos ainda é significativo. Desta forma, para que o investimento traga o máximo de retorno para o usuário é fundamental aliar a geração de energia solar com boas práticas de eficiência energética, incluindo a utilização de equipamentos eficientes e o aproveitamento de iluminação e ventilação naturais.

Procel Info: Como se dá o processo de democratização do acesso à energia solar no Brasil e quais os principais desafios encontrados no setor?

Henrique Drumond: A tecnologia ainda requer um investimento elevado. A nossa proposta é utilizar recursos financeiros de diferentes fontes em um modelo de cofunding (financiamento coletivo) que contempla a participação do PEE, patrocinadores e sociedade civil, além do próprio beneficiário. Desta forma, o investimento a ser feito pelo beneficiário final é significativamente reduzido de tal forma que a economia mensal na conta de luz seja suficiente para pagar a sua parcela de contribuição no investimento total realizado.

Procel Info: Como surgiu a ideia de fundar a Insolar e quais os seus principais benefícios para a comunidade?

Henrique Drumond: A Insolar surgiu com a ideia de promover a energia solar e todos os benefícios relacionados com este modal de geração de energia renovável. Além de fomentar boas práticas de eficiência energética e viabilizar a redução da conta de luz, propomos que esta tecnologia seja implementada em parceria com as comunidades, promovendo conscientização e educação ambiental e capacitação de mão-de- obra local para o mercado de energias renováveis.

Procel Info: Sobre os seus sistemas fotovoltaicos, como eles funcionam?

Henrique Drumond: Trata-se de sistemas fotovoltaicos dimensionados de acordo com as necessidades e possibilidades dos beneficiários. Utilizamos micro-inversores, tecnologia mais vantajosa para pequenas instalações e que otimizam a geração de energia de cada painel.

Procel Info: Uma vez instalados nas residências, quem faz o acompanhamento ou de quem é a responsabilidade pela manutenção dos equipamentos (painéis FV e inversores) em caso de mau funcionamento?

Henrique Drumond: A intenção é qualificar mão-de-obra local de forma a gerar renda dentro da comunidade beneficiada, além de contribuir para uma maior autonomia da economia local e permitir que a própria comunidade possa realizar a manutenção de seus equipamentos.

Procel Info: Há preocupação em utilizar painéis com Selo Procel?

Henrique Drumond: Com certeza. Buscamos trabalhar sempre com equipamentos melhor avaliados em termos de eficiência energética, no caso, aqueles com o Selo Procel.

Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas