pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Reportagens
Reportagens
voltar

Assunto: Revista Construção e Mercado - Fevereiro 2015
22.04.15
|
Foco ambiental
Brasil - Apesar de críticas sobre uso de certificações como instrumento de marketing, adoção de conceitos ambientalmente amigáveis para construção e operação de edifícios tem aumentado
Brasil - O crescimento do mercado de edifícios verdes tem crescido de forma constante no Brasil. No final de 2014, haviam no país 931 edificações com pedidos para obter a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (Leed). Esses números colocam o Brasil na quarta colocação entre os 140 países que mais possuem edifícios com certificações Leed, ficando atrás somente dos Estados Unidos, Emirados Árabes e China. Entretanto, o que seria uma boa notícia, a preocupação com a sustentabilidade e a eficiência energética nas novas edificações, recebe críticas de alguns integrantes do mercado imobiliário. É o que mostra a reportagem “Foco Ambiental” publicada na edição de fevereiro da Revista Construção e Mercado.

O texto faz um questionamento se a estratégia das construtoras visa apenas a sustentabilidade ou o marketing. Para o professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP),Vanderley John, o pedido de certificação é um conhecido esquema de turbinar valor de prédio vendido na planta, já que a certificação fica apenas na propaganda.

O professor também aponta que a falta de capacitação técnica e os custos elevados para se obter a certificação são empecilhos para um crescimento ainda maior do mercado de construções sustentáveis. Porém, John vê com otimismo a forma com que empresas e pessoas têm incluído termos de sustentabilidade na agenda e no projeto dos edifícios, principalmente com a implementação da norma NBR 15.57 e a difusão de outras certificações como selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) Edificações.


Clique no link abaixo e leia a reportagem na íntegra

Revista Construção e Mercado _ FEVEREIRO 2015.pdf

 

 

Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas