pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Sobre o Procel »  Indústria e Comércio
Indústria e Comércio
O setor industrial brasileiro consome cerca de 40% da energia elétrica do país e dois terços dessa energia são utilizados por sistemas motrizes. O elevado consumo apresentado por esses sistemas torna a força motriz o principal alvo de atuação dos programas de eficiência energética voltados para o segmento industrial.

Já no setor comercial, o consumo de energia é, comparativamente, bem menor. Contudo, ações de eficiência energética nesse segmento significam redução de custos de produção, melhores margens de lucro e preços mais competitivos no mercado.

O Procel fomenta a eficiência energética nesses dois setores por meio da otimização dos sistemas produtivos, principalmente os motrizes, ou seja, instalações elétricas e mecânicas, motores elétricos, acoplamentos, cargas acionadas e uso final. Entre as atividades realizadas está o desenvolvimento de ferramentas computacionais e manuais, bem como auditorias energéticas visando à criação de casos de sucesso.

Paralelamente, o Procel implantou 14 Laboratórios de Otimização de Sistemas Motrizes (Lamotrizes) em universidades brasileiras, com o objetivo de aprofundar a abordagem da eficiência energética em sistemas motrizes nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de dar suporte técnico ao trabalho com as federações das indústrias.

A atuação do Procel junto às federações das indústrias já proporcionou a formação de mais de 2.900 multiplicadores (técnicos de indústrias) de 690 indústrias.

Acesse aqui os relatórios sobre as oportunidades de eficiência energética na indústria, desenvolvidos por meio da parceria do Programa com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Dúvidas? Envie um e-mail para procel@eletrobras.com.

Links relacionados

 

 



Imagem para contabilização de acessos a páginas
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas