pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

21.01.20
|
Fábrica da BASF em Camaçari recebe certificação de eficiência energética ISO 50001
Fonte: Camaçari Notícias - 20.01.2020
Bahia – Em busca de aperfeiçoar os sistemas e os processos energéticos, o Complexo Acrílico da BASF, em Camaçari (BA), recebeu a recomendação para a certificação internacional ISO 50001. Este reconhecimento atesta que a empresa possui políticas para uso consciente de energia e estabelece sistemas e processos de eficiência energética no uso e no consumo.

Esta é a terceira unidade produtiva da companhia no Brasil a receber a ISO 50001. A planta de Guaratinguetá (SP) é certificada anualmente desde 2017, o que tornou a BASF a primeira grande indústria química do Brasil a ter este reconhecimento. Em agosto de 2019, o Complexo Industrial de Tintas e Vernizes de São Bernardo do Campo (SP) também recebeu a certificação.

Para a BASF, o uso consciente de energia faz parte da sua estratégia de sustentabilidade. Por este motivo, há cerca de quatro anos, foi desenvolvido o TripleE: Excelência em Eficiência Energética. O projeto atua com foco em melhorar o uso de energia de forma sustentável e reduzir impactos ambientais e é a base de todo o processo de certificação do ISO 50001.

Segundo Tania Oberding, diretora industrial do Complexo Acrílico de Camaçari da BASF para a América do Sul, a certificação ISO 50001 é uma meta global da BASF. "É o reconhecimento de um trabalho que já faz parte da companhia." Além de Guaratinguetá, São Bernardo e Camaçari, a próxima unidade a ser auditada para a certificação em 2020 é a de e Concon (Chile). "A sustentabilidade é um dos pilares da BASF, impulsionando o constante aprimoramento dos nossos processos para um uso eficiente dos recursos que já se encontram em utilização no processo produtivo", diz.

Com o TripleE e em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP) foram realizadas análises profundas das instalações e dos equipamentos para a implementação dos projetos em sete unidades da BASF. Alguns dos resultados alcançados desde o início do TripleE englobam 135 projetos de eficiência energética, com R? 17,5 de redução de custo de energia. Essas oportunidades representam uma melhoria de redução no consumo de energia de 62,6 GWh por ano e diminuição na geração de 10,9 mil toneladas de CO2eq por ano.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas