pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

26.08.20
|
Convênio estimula ações de eficiência energética e sustentabilidade no arquipélago de Fernando de Noronha
Fonte: Procel Info - 26.08.2020
Pernambuco – As ações de sustentabilidade e de redução de emissões de CO2 na Ilha de Fernando de Noronha recebem um novo impulso. Um Termo de Cooperação Técnica assinado pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e o Governo do estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), prevê a ampliação e a implantação de projetos ambientais e de estímulo à inovação no arquipélago na área de energia elétrica. No escopo do compromisso, que integra a Política Estadual de Mudança do Clima, constam iniciativas nas áreas de eficiência energética, pesquisa e desenvolvimento, fontes renováveis e mobilidade elétrica.

O acordo estabelece a criação de uma equipe multidisciplinar de trabalho composta por representantes da Celpe, da Semas e da Administração de Fernando de Noronha. O grupo tem a finalidade de discutir, desenvolver e implementar de forma cooperada as ações para preservação ambiental e sustentabilidade da ilha. Entre as principais metas que constam no documento, está a necessidade de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Trata-se de um passo importante dentro do projeto “Noronha Carbono Zero” que visa tornar o arquipélago um território neutro na emissão de GEE, substâncias causadoras do aquecimento global. Assim, o convênio ganha uma importante dimensão no processo de planejamento e na garantia da transformação da matriz energética em Fernando de Noronha.

A Celpe, distribuidora que fornece energia para Fernando de Noronha, aposta em um modelo de negócio limpo e confiável para os moradores da ilha. As ações desenvolvidas no arquipélago estão em convergência com as práticas do Grupo Neoenergia - controladora da Celpe, como empresa ambientalmente responsável, que mantém esforços na ampliação de geração de energia a partir de fontes renováveis e em inovação, adotando tecnologias mais eficientes e menos intensivas na emissão de CO2. “A presença da Celpe em Noronha está intimamente ligada não apenas ao desenvolvimento socioeconômico da ilha, mas, sobretudo, à qualidade de vida da população. Indubitavelmente, a sustentação desses dois pilares passa pelo compromisso da conservação ambiental”, destaca o presidente da Celpe, Saulo Cabral.

Carros elétricos – Decreto Estadual publicado em janeiro deste ano restringe a entrada e a circulação de carros a combustão no arquipélago de Fernando de Noronha. Com a medida, que também integra o projeto “Noronha Carbono Zero”, nenhum carro movido a gasolina, álcool e óleo diesel poderá entrar na ilha, a partir de 2022. Mas, os veículos que já estão no local poderão continuar transitando. A circulação desses carros será proibida a contar de 2030, ficando permitido apenas o trânsito de transporte elétrico.

Como forma de mitigar a emissão de GEE no arquipélago, a Celpe firmou compromisso de ampliar o número de veículos elétricos abastecidos exclusivamente como energia solar fotovoltaica. A medida tem como objetivo avaliar a viabilidade e incentivar a mobilidade elétrica na ilha, seguindo o Decreto Estadual.

Como forma de incentivar a utilização de carros livres de emissões poluentes, a Celpe mantém, desde 2015, na ilha, um veículo elétrico e o primeiro posto de energia solar. Além disso, Noronha conta com duas usinas solares e nove sistemas de geração distribuída que utilizam painéis fotovoltaicos, instalados pela Celpe. As centrais de fonte renovável representam aproximadamente 10% do consumo da ilha. Dois módulos de baterias estão em fase de teste. O sistema de armazenamento de energia irá, praticamente, dobrar a utilização de energia renovável em horários de pico.

*Com informações do Governo do Estado de Pernambuco e da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe)
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas