pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

20.05.20
|
Professor desenvolve metodologia para economizar energia em sistemas computacionais embarcados
Fonte: Procel Info - 18.05.2020

Brasil - Propor uma metodologia que otimize a economia de energia, melhorando o desempenho de uma aplicação em sistemas embarcados: esse é o escopo de um artigo desenvolvido pelo Professor do Campus Pau dos Ferros, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Demetrios Araújo Magalhães Coutinho, sob orientação do Professor Samuel Xavier de Souza (UFRN), e em parceria com pesquisadores da Unipampa, Università di Pisa (Itália) e University of Bristol (Reino Unido).

Fruto de pesquisas de seu doutorado, o artigo intitulado: “Performance and Energy Trade-Offs for Parallel Applications on Heterogeneous Multi-Processing System” foi recém-publicado na Revista Energies, periódico de acesso aberto (open-access) com fator de impacto 2.99 considerando os últimos 5 anos.

O artigo propõe uma metodologia para encontrar pontos ótimos de execução para aplicações paralelas em sistemas de multiprocessamento heterogêneos. ''Nosso método apresenta novos modelos analíticos para estimar o desempenho e consumo de energia de um programa paralelo, cujos parâmetros podem ser ajustados usando apenas algumas medições estrategicamente amostradas’’, detalha o doutorando. A pesquisa apontou altos percentuais de economia de energia com um desempenho igual ou superior, quando comparada aos mais usuais gerenciadores do sistema operacional Linux.

O artigo está disponível em formato eletrônico e pode ser conferido diretamente na página do Jornal MDPI. Acesse:https://www.mdpi.com/1996-1073/13/9/2409

Sobre o professor pesquisador

Demetrios está no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Computação da UFRN. Atualmente, encontra-se no Reino Unido, no doutoramento sanduíche que envolve esta Universidade Federal e a University of Bristol. As pesquisas do docente são focadas em eficiência energética de software, sistemas paralelos, arquiteturas paralelas e suas aplicações em diversas áreas.

* Com informações do IFRN

 
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas