pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

02.03.16
|
Laboratório do Sidia recebe acreditação global em eficiência energética para televisores
Fonte: Amazonas Notícias - 29.02.2016
Amazonas - O laboratório de Medições Elétricas do SIDIA (Labenc) é o primeiro da região Norte e Nordeste a ser acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) para a realização de testes de eficiência energética em televisores.

Localizado no Polo Industrial de Manaus desde 2013, o laboratório é responsável pela avaliação do consumo energético em modo de espera (Stand by) de televisores LCD/LED e Plasma. A partir de agora, o Labenc passa a integrar a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios (RBLE).

De acordo com o gestor geral do Labenc, José Silveira, os testes de padrão global avaliam a eficiência energética, de modo que os consumidores, ao comprarem uma TV, saibam quanto de energia o produto consome em Stand by. Além disso, com esse tipo de avaliação, o fabricante é estimulado a lançar produtos mais eficientes energeticamente, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a redução de impactos ambientais.

José Silveira ressalta também que os testes avaliam se o tamanho visual das telas está dentro do padrão informado pelo fabricante.

“Com esse trabalho, garantimos ao consumidor que o produto que chega a suas mãos está dentro dos padrões estabelecidos pelo Inmetro, que classifica os eletrodomésticos de acordo com uma escala de A (mais eficiente) a D (menos eficiente)”, afirmou.

Ele explica que as empresas, durante o processo de planejamento de um novo produto, precisam submeter o projeto para análise de eficiência energética em um laboratório acreditado pela Cgcre. Somente depois dos testes e com o aval do laboratório o fabricante pode colocar o produto para venda.

O laboratório funciona dentro das instalações do SIDIA, e está apto a atender fabricantes de todas as marcas e de qualquer parte do país.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas