pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

12.09.19
|
Norr constrói miniusina solar de 1,4 MWp em telhado
Fonte: Brasil Energia - 11.09.2019
Rio Grande do Sul - A rede atacadista Stok Center, com atuação no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, iniciou plano de implantar miniusinas solares fotovoltaicas em suas lojas.

A primeira delas foi concluída em julho na loja de Caxias do Sul (RS), pela empresa Norr Energia, de Araranguá (SC), e entrará em plena operação ainda em setembro. Com 1,4 MWp, foi instalada nos 13 mil m2 de telhado da loja, com 4.200 painéis solares fornecidos pela WEG, assim como os inversores. Segundo o diretor da Norr, Theodoro Rodrigues, a miniusina é a maior da região Sul e a segunda maior do país construída em telhado (atrás apenas da miniusina do Cadeg, no Rio, de 1.8 MWp e 5.200 painéis).

Ainda em 2019, também sob responsabilidade da Norr, começam as obras em mais quatro lojas da Stok Center, todas no Rio Grande do Sul, cada uma delas com 500 kWp de potência instalada, em Cruz Alta, Canoas, Pelotas e Gravataí.

O contrato com a Stok Center, além da venda da usina em regime turn-key (R$ 4,5 milhões em Caxias do Sul), também inclui manutenção e operação por 24 meses.

A Norr Energia tem 4 MW de micro e miniusinas solares instaladas e para este ano mais 11 MW contratados. Entre elas, 8 MW serão para a rede de farmácias Panvel, de miniusinas de 1,3 MW cada, na modalidade de autoconsumo remoto, também no Sul do país.

Parcerias

A partir deste semestre, a Norr também passará a atuar no resto do país, explica Rodrigues, depois da recente formalização de sociedade com as empresas Viridi Technologies (especializada em eficiência energética) e a Bluevest Consultoria (área imobiliária), ambas de São Paulo, que deu origem à VBN Renováveis, voltada a projetos, consultoria e implantação de sistemas de energia fotovoltaica de pequeno, médio e grande porte.

Segundo o sócio diretor da VBN Renováveis, Alexandre Martins, a nova companhia ofertará diversos desenhos de usinas solares: locais ou remotas, em solo ou telhado, com aplicações verticais e horizontais de geração em edifícios, em painéis de vidro para fachadas ou telhados. Para isso, tem parceria com as empresas Emirates Insolaire e SwissInso.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas