pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

12.08.19
|
Prédios públicos de Coronel Fabriciano recebem Projeto de Eficiência Energética
Fonte: Procel Info - 12.08.2019

Minas Gerais – Vinte nove prédios públicos de Coronel Fabriciano serão beneficiados pelo Programa de Eficiência Energética - Energia Inteligente, desenvolvido pela Cemig/Aneel, em parceria com a Prefeitura de Coronel Fabriciano. A iniciativa contempla substituição da iluminação de alto consumo de energia por outras mais eficientes e econômicas, como as de LED.

Serão trocadas mais de 5,4 mil lâmpadas e luminárias em escolas municipais, unidades de saúde, prédio da Prefeitura, Terminal Rodoviário e Cozinha Comunitária. O investimento é de mais de R$ 455 mil, sem contrapartida financeira do município.

“É mais um recurso a fundo perdido garantido pela administração, por meio de projetos bem elaborados e aprovados nos órgãos Estaduais e Federais. Nós não teremos que mexer no caixa, o que possibilita mais investimentos em outras ações de áreas prioritárias como a saúde, educação e assistência social”, disse o prefeito Dr Marcos Vinicius.

De acordo com o projeto, a substituição da iluminação vai reduzir em até 50% a conta de luz e gerar economia que pode chegar até R$ 200 mil/ano aos cofres públicos. O recurso para a eficiência da iluminação é exclusivo para prédios próprios do município. O projeto de Fabriciano foi aprovado na Chamada Pública de 2018, com execução a partir de 2019.


Cronograma de ações

O programa inicia com o plano de medição e verificação da iluminação (atual potência e tempo de utilização) nos prédios que serão beneficiados; depois, compra, substituição das luminárias e novamente, avaliação da eficiência energética. Até fevereiro de 2020, todos os 29 prédios já estarão com a nova iluminação. A execução é da SSA Soluções Ltda, empresa especialista e licitada pela Prefeitura, com acompanhamento da gerência de Contratos da Secretaria de Governança de Obras e Serviços Públicos.

Além da troca das luminárias, haverá ainda capacitações e treinamento dos servidores com foco na conservação, redução do desperdício de recursos naturais e energéticos bem como o uso seguro e racional da energia.

*Com informações da Prefeitura de Coronel Fabriciano

  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas