pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

15.07.20
|
Prefeitura de Florianópolis recebe resultado da Gincana Energética
Fonte: Procel Info - 15.07.2020
Divulgação: Leonardo Sousa/PMF
Santa Catarina – A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria da Casa Civil, recebeu, recentemente, o resultado da Gincana Energética, feita em março deste ano. A gincana faz parte do Projeto Cidades Eficientes, que possui apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS), e teve como finalidade avaliar o gasto energético de dois edifícios municipais administrativos: o que abriga o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano (SMDU) e a Fundação Municipal de Meio Ambiente (Floram), localizado na Rua Felipe Schmidt, nº 1320; e o Edifício Aldo Beck, que fica na Rua Conselheiro Mafra, nº 656.

A realização da gincana foi baseada na metodologia proposta pela EnergyTreasureHunt, atividade desenvolvida pelo Departamento de Energia e a Agência de Proteção Ambiental do Governo dos Estados Unidos. Dentro dessa ação, ocupantes dos dois edifícios (servidores da PMF), especialistas e a equipe do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável – CBCS, buscaram encontrar estratégias de eficiência de baixo e zero custo, e também identificar oportunidades de investimentos com altos retornos.

A principal sugestão foi a implantação de um setor que monitore, de forma integrada, o consumo energético dos edifícios municipais. Há oportunidades de maior eficiência, economias financeiras significativas, sinergias operacionais e ganhos que podem ser estabelecidos, o que economizaria mais de R$600 mil anualmente e demarcaria Florianópolis como uma cidade ambientalmente consciente.

As medidas que já podem ser tomadas em ambos os prédios incluem gerenciar a manutenção dos equipamentos de ar condicionado e o ajuste dos seus controles de temperatura, troca de iluminação para uso de LED com sensores e incentivar os usuários a serem mais conscientes sobre o consumo energético.

“A Prefeitura de Florianópolis com certeza será beneficiada por esses levantamentos e investirá em programas de eficiência energética, a exemplo da própria Secretaria de Educação, que participa do Programa de Eficiência Energética da CELESC”, afirma o superintendente de Assuntos Internacionais, Piter Santana.

*Com informações da Prefeitura de Florianópolis
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas