pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

28.11.19
|
BNDES financiará eficiência energética em Campinas
Fonte: Energia Hoje - 26.11.2019
São Paulo – O BNDES aprovou apoio a projeto-piloto de internet das coisas aplicada ao ambiente urbano, aplicando soluções à segurança e iluminação pública em Campinas. Entre as medidas, está a instalação de sistema composto por 350 módulos de telegestão, que colaborará com a eficiência energética da cidade.

Cada luminária contará com luzes de LED e ajuste de intensidade, possibilitando economia de energia, além de módulos que permitirão o controle remoto e, em conjunto, constituirão uma rede de comunicação de baixo custo e alta confiabilidade. A solução possibilitará a medição do gasto de energia em cada ponto. Assim, a cobrança deixará de ser feita com base em estimativa e refletirá o efetivo consumo.

A tecnologia também permitirá o controle mais efetivo da qualidade do serviço prestado, já que será possível monitorar facilmente interrupções de serviço e o nível de uso energético, um indicador da qualidade das lâmpadas usadas. A rede constituída pelo conjunto de módulos também servirá de plataforma de comunicação para o teste do serviço de transporte com carros elétricos compartilhados.

Outras atividades do projeto dizem respeito ao monitoramento por câmeras, identificação de placas de veículos e até medições atmosféricas conectadas à Defesa Civil.

Selecionado em chamada lançada em 2018, o projeto será conduzido pela Fundação CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) e realizado em parceria com a prefeitura de Campinas, com investimento total de R$ 9,89 milhões, sendo R$ 2,98 milhões aportados pelo BNDES em recursos não-reembolsáveis.

A expectativa é que as tecnologias testadas gerem impactos positivos, como aumento da segurança, redução de gastos com energia e ampliação na oferta de serviços prestados, para que possam ser adotadas por outras cidades com características semelhantes.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas