pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

05.09.17
|
WEG economiza 15% ao ano com projeto de eficiência energética
Fonte: Weg - 25.08.2017
Atualizar processos para reduzir o consumo de energia elétrica é a saída que muitas indústrias têm buscado nas soluções eficientes WEG. Como prova da eficácia dos seus equipamentos, a sala de compressores do Parque Fabril I, em Jaraguá do Sul (SC), recebeu um projeto para gerenciamento de ar comprimido que visa, principalmente, a economia de energia e o aumento do rendimento da fábrica.

O ar comprimido, resultado da compressão do ar ambiente, é uma forma de energia insubstituível em diversas utilizações. Atualmente, bilhões de toneladas de ar são comprimidas por ano ao redor do mundo gerando um grande consumo. No meio industrial, o sistema de compressão de ar é responsável por um alto percentual das despesas com energia, e para otimizar esse consumo, a WEG desenvolveu um projeto específico em uma de suas fábricas, criando um sistema de controle que une motores elétricos de alta eficiência, inversores de frequência, secadores e compressores.

Implantada em março de 2016, a estrutura consiste na automação da operação de quatro compressores de ar, acionados por motores elétricos da linha de alta eficiência, como o W22 Magnet IR4 Super Premium, além de outros motores da linha W22 Premium, sempre em conjunto com inversores de frequência WEG da linha CFW11, utilizados para partida e controle de velocidade. Graças a essa combinação, a variação da rotação do compressor acontece de acordo com a pressão do ar comprimido, enquanto a variação da rotação do ventilador de resfriamento do compressor é feita em função da temperatura do óleo. Também compõe a sala de compressores uma torre de refrigeração, responsável pelo arrefecimento dos secadores – que podem ligar ou desligar automaticamente conforme as condições de vazão e umidade presentes no ar comprimido. Ainda na torre, foram substituídos o painel elétrico, os motores das bombas e o exaustor, permitindo a variação de rotação de todos os motores elétricos de acordo com a real necessidade de resfriamento.

Todos os equipamentos foram conectados a um novo painel de controle, que facilita a integração e verificação dos sistemas de automação durante a operação – como o estado dos motores e dos inversores, consumo de energia, entre outros dados – gerenciado por um software especialmente desenvolvido pela WEG para a interface de operação (IHM), com possibilidade de conexão via rede, permitindo acesso remoto. A automação foi implementada através da aplicação de contatores tripolares da linha CWM, seccionadoras rotativas RFW, comando e sinalização da linha CSW, controlador lógico programável PLC300, além de módulos de comunicação e interfaces de operação da linha MT, essenciais para o sucesso do processo. É importante destacar que todo o projeto atende às normas regulamentadoras NR10 e NR12, que preveem a segurança em instalações e serviços em eletricidade, garantida também pela utilização dos produtos da linha Safety.

Com resultados comprovados no aumento do rendimento da produção de ar comprimido e na economia de 15% de energia elétrica – 300 MWh/ano, a operação comprova seu sucesso. Para o Eng. Maico Jeremias da Silva, desenvolvedor do projeto, as vantagens são ainda maiores: “a solução implantada confere maior vida útil aos rolamentos e elementos mecânicos devido a redução da rotação, temperatura e vibração; maior vida útil do óleo lubrificante devido a menor temperatura e menor nível de ruído pela redução de rotação do compressor e da ventilação”.

O grande e variado parque industrial da WEG permite a implantação e comprovação das soluções desenvolvidas para seus clientes. Eficiência energética, diminuição dos custos de manutenção, aumento da produtividade e da vida útil dos equipamentos são alguns dos muitos benefícios alcançados com o uso inteligente e monitorado dos sistemas de geração e tratamento de ar comprimido, um exemplo de sucesso que pode ser implantado em diversos segmentos.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas