pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

11.02.19
|
Instituto Federal do Sul de Minas é selecionado em chamada pública com projeto de geração de energia solar
Fonte: Procel Info 11.02.2019
Minas Gerais - O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) foi um dos escolhidos na chamada pública Boas Práticas da Agenda Ambiental de Administração Pública (A3P), realizada pelo Ministério do Meio Ambiente e a ONU Meio Ambiente, em novembro de 2018. O projeto IF Solar, desenvolvido pela instituição, foi selecionado na categoria “Uso racional de energia e eficiência energética”, junto com outras 19 iniciativas. No total, foram inscritos 297 projetos, sendo 125 classificados.

O projeto IF Solar foi criado como uma alternativa para a redução dos gastos com energia elétrica dos institutos federais. Assim, surgiu a proposta de implementar painéis fotovoltaicos nas estruturas de 16 institutos. As usinas instaladas nos institutos federais de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia, Goiás, Roraima, Espírito Santo, Tocantins, Bahia, Rio Grande do Sul, Brasília, Paraná e Mato Grosso do Sul já possibilitaram a economia de quase R$ 7 milhões. Além da redução de gastos e do uso de energia limpa e renovável, o projeto também se tornou fonte de estudo para os alunos dos 80 campi das instituições onde foi implantado.

Sobre o A3P

O objetivo da chamada pública foi identificar e divulgar práticas capazes de gerar resultados concretos que possam auxiliar prefeitos, secretários e outros gestores públicos dos 5.570 municípios brasileiros a implementarem programas de sustentabilidade. A ação contou com a participação de órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário, instituições de ensino e pesquisa, empresas públicas e privadas, cooperativas e organizações não governamentais de todo o país, que puderam inscrever seus trabalhos em 11 categorias.

A iniciativa visa identificar as melhores práticas sustentáveis para a gestão municipal, de forma a potencializar a instituição e implementação do Programa A3P nos municípios brasileiros. Além da chamada, a cada dois anos, é promovido o prêmio A3P que visa reconhecer as melhores práticas, possibilitando a troca de experiências, compartilhando ideias sobre os princípios da responsabilidade socioambiental na administração pública.

As melhores propostas deverão fazer parte de uma cartilha do programa. Os resultados da chamada estão disponíveis no site da A3P.

*Com informações do Instituto Federal do Sul de Minas
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas