pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

10.02.20
|
Praia do Forte ganha espaço do projeto Vale Luz para descontos em conta de energia
Fonte: Camaçari Notícias - 08.02.2020

Bahia – Já está funcionando, no Ecoponto Praia do Forte, o mais novo espaço de coleta do Projeto Vale Luz, que oferece descontos na conta de energia elétrica na troca por materiais recicláveis. A iniciativa é fruto de uma parceria celebrada entre a Coelba e Prefeitura Municipal de Mata de São João, que construiu e disponibilizou o espaço para operacionalização do projeto. O novo ponto funciona de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 16h30 e fecha para intervalo das 12h às 13h, e aos sábados o atendimento é realizado das 07h30 às 11h30.

No projeto, podem ser trocados resíduos como metal (latas de alumínio e ferro), papel (papel branco, revista, jornal, panfleto), papelão e plásticos (garrafas pet, embalagens de detergente e produtos de higiene). Além disso, podem ser levados óleo vegetal (como os de coco, de cozinha, soja, canola, girassol, milho) e resíduos eletrônicos (CPU com placa-mãe, notebook, televisor, celular, carregador, impressora, etc.). Todos os materiais devem estar separados, limpos e secos.

O valor do desconto na conta de luz varia de acordo com a cotação de cada resíduo e a quantidade arrecadada. Os clientes também poderão fazer a troca de latinhas de alumínio por lâmpadas LED ou desconto na fatura de energia elétrica. A modalidade faz parte da ação Merrecas, moeda do projeto, que tem um funcionamento bem simples: latinhas de 220 ml a 329 ml têm o valor de 0,75 Merreca a unidade; 330 ml a 472 ml de 1,00 Merreca/unidade e latinhas acima de 473 ml valem 1,25 Merreca. O cliente que acumular a partir de 78 Merrecas poderá realizar a troca por desconto na sua fatura energia ou por uma lâmpada LED, mediante a entrega de uma lâmpada (fluorescente, halógena ou incandescente) de potência maior que 15W.

Criado em 2008, o Vale Luz tem como objetivo facilitar e incentivar a reciclagem. Além do novo espaço na Praia do Forte, o projeto já possui pontos fixos no Salvador Shopping, no Salvador Norte Shopping e na estação do metrô de Pirajá, com atuação, também, em comunidades de baixa renda em Salvador. Nessas localidades, um caminhão e tendas itinerantes fazem a visita periodicamente para recolher os resíduos. O roteiro mensal dos postos itinerantes pode ser acessado no site www.coelba.com.br. A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas