pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

20.12.19
|
Estudantes do Amapá criam carregador solar para telefones celulares
Fonte: Portal Solar - 17.12.2019

Amapá - Um carregador de celular movido a energia solar pode ser a solução para garantir a carga de celulares em longas viagens de ônibus e embarcações na Amazônia. Essa novidade foi desenvolvida por estudantes de escolas públicas do Amapá, apresentada em dezembro, durante a 10ª Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí (MTCEA), uma das maiores feiras da Amazônia, realizada no Pará. A tecnologia visa facilitar a comunicação de comunidades do interior.

No projeto, a energia fotovoltaica é adaptada aos veículos com objetivo de manter a comunicação permanente, beneficiando especialmente a população de baixa renda, que diariamente precisa fazer grandes deslocamentos por estradas e rios da região.

Coordenado por Aldeni Melo, o projeto funciona por meio de placas fotovoltaicas e um equipamento com conectores para aparelhos celulares. A ideia surgiu de um dos alunos que nasceu no Amazonas e presenciou a necessidade dessa comunicação durante suas longas viagens ao interior. Segundo o aluno, Théo, de 15 anos, o projeto é muito interessante, pois tem implantação de baixo custo e a energia solar é o futuro da matriz energética do país, aliando eficiência e sustentabilidade. “As placas solares fazem a conversão da energia para a bateria e carrega os celulares”, explicou.

Outro participante do projeto, Gabriel de Almeida Café, de Macapá, conta que já fez longas viagens intermunicipais, sem a opção de carregador de celular em pontos de paradas dos veículos. “Não temos como comunicar ou avisar. O projeto tem o objetivo de proporcionar uma energia elétrica sem agredir o meio ambiente”, disse.

Os estudantes realizaram uma pesquisa de campo para justificar a realização do projeto nos terminais rodoviário e hidroviário de Macapá para identificar a percepção de viajantes sobre o projeto.

Para o orientador do projeto, Aldeni Melo, a feira no Pará é uma ótima oportunidade de apresentar a proposta aos outros alunos, defendendo ainda que a pesquisa científica deve ser incentivada nas séries iniciais na rede pública.

“Nossos alunos precisam crescer e ultrapassar seus limites, e potencial para isso eles têm. Essas pesquisas estimularam a autonomia deles e provocam um olhar diferenciado de se alfabetizar cientificamente”, finalizou.

Uma análise inédita feita pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) aponta que 990.103 brasileiros não têm energia elétrica na Amazônia Legal. O estudo, com metodologia analítica georreferenciada, foi desenvolvido para estimar e acompanhar a evolução desse número, em diferentes demarcações territoriais e classes populacionais como povos indígenas, extrativistas, quilombolas e assentados. Dessa maneira, é possível planejar o montante de recursos para suprir o problema.

“A partir desse resultado, poderemos dimensionar o período em que se quer atingir a universalização da energia elétrica na Amazônia e como ir além do acesso à energia para o bem-estar social ao promover também as atividades produtivas comunitárias”, explica Pedro Bara, pesquisador sênior do IEMA.

Agora os dados do IEMA vão contribuir com a superação dos obstáculos apontados pela rede ao propor um método de mapeamento atualizado da exclusão elétrica. O Instituto ainda tem a intenção de discutir o uso dessa metodologia com a rede, com o poder público e com empresas a partir dessa ferramenta de referência.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas