pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

05.05.21
|
Eficiência energética pode chegar a 20% no setor industrial, avalia Prosumir
Fonte: Energia Hoje - 04.05.2021
Rio Grande do Sul – As indústrias podem economizar até 20% nos custos da energia caso decidam investir em um conjunto de soluções de eficiência energética que incluam novas tecnologias e inovações, avalia Julio Vieira, diretor da Prosumir, empresa especializada em soluções energéticas. Para o executivo, o percentual pode ser alcançado caso as indústrias optem por um pacote combinado que ajudem a tornar o consumo menor oneroso.

A eficiência energética, salientou, é uma tendência cada vez mais cristalizada nos próximos anos, graças às demandas ambientais e ao surgimento de novas tecnologias que possibilitem às empresas obter o máximo possível da energia.

Para Vieira, que participou na última quinta-feira (29/04) do webinar realizado pela Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen) e pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), esse patamar de aproveitamento pode ser alcançado com medidas que envolvam captação de dados e de desperdícios de processos e que estão sendo impulsionadas pela chamada Indústria 4.0, possibilitando a simulação em tempo real de processos (RTO) e Digital Twin entre outras soluções de tecnologia.

Esse conhecimento, destacou, permite facilitar a tomada de decisões para uso de novas tecnologias, como a turbina redutora de pressão (RTP), para a substituição de válvulas redutoras de pressão, geração de vapor e água quente com uso de energia solar ou troca de isolamento térmico, entre outras medidas.

A tendência, destacou Vieira, é que surjam projetos de eficiência que custem menos, por exemplo, do que a construção de uma termelétrica. “Independentemente dos incentivos, o mundo está observando mais esta questão. E a parte financeira tem sido cada vez mais atrativa”, comentou.

Chuvas em baixa

No webinar, a planejadora de Energia no Ambiente Livre da CPFL Energia, Mônica Zambelli, disse que o submercado Sudeste/Centro-Oeste é o que mais preocupa entre os demais, diante do baixo nível de armazenamento dos reservatórios.

A especialista ressaltou que abril pode ser considerado o pior mês em hidrologia da série histórica, em 90 anos. “O ano começou bem, mas depois começamos a vir em uma trajetória de queda. O SE/CO é o que mais preocupa porque temos o menor nível de armazenamento dos últimos 20 anos”, disse Mônica.

A Energia Natural Afluente (ENA) do submercado chegou a 63% em abril, com armazenamento de 35,3%, resultando num Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) mais elevado, na casa dos R$ 133/MWh. Além disso, é o único submercado com reservatórios abaixo de 50%.

Para o presidente da Cogen, Newton Duarte, as dificuldades hidrológicas precisam ser tratadas com a devida atenção pelo governo. “Temos 70% de armazenamento nacional que está abalado”, disse Duarte.

Térmicas e eólicas contribuíram para mitigar o baixo armazenamento, na avaliação da especialista da CPFL Energia. O gerente de bioeletricidade da Unica, Zilmar de Souza, ressaltou que a biomassa gerou 22 TWh para a rede em 2020, contribuindo para o sistema em momentos críticos. “Isso significa poupar 15% da água dos reservatórios do SE/CO”, disse Souza.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas