pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

14.09.18
|
Cemig vai aplicar R$ 40 milhões em projetos de P&D
Fonte: Canal Energia - 12.09.2018
Minas Gerais - Os interessados em participar da seleção de propostas para a Chamada Pública do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Cemig-Aneel 2018, têm até o dia 1° de outubro para submeter suas propostas à companhia. O edital já se encontra disponível para consulta no site da concessionária.

De acordo com o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig, Thiago de Azevedo Camargo, um dos objetivos do edital é desenvolver o futuro da companhia e contribuir com o ecossistema de inovação de Minas Gerais. “Serão investidos R$ 40 milhões em propostas que podem ajudar a Cemig a ser mais eficiente, a reduzir custos e oferecer um melhor serviço ao consumidor”, afirmou.

Para o superintendente de Tecnologia, Inovação e Eficiência Energética da Cemig, Carlos Renato França Maciel, a chamada pública baseia-se na nova estratégia de investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da empresa, elaborada a partir do Plano Estratégico de Inovação de Tecnologia Digital, denominado Cemig 4.0.

“O Programa Cemig 4.0 é disruptivo, aponta para o futuro e consiste em três eixos fundamentais, chamados 3D: Digitalização, Descarbonização e Descentralização. Eles têm o objetivo de orientar os investimentos em P&D e acelerar as transformações tecnológicas dentro da empresa”, explicou o executivo.

Segundo o professor de Harvard e do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Virgílio Almeida, as propostas deverão ser apresentadas atendendo a pelo menos uma das oito demandas tecnológicas descritas nas iniciativas estratégicas do edital. São seis do eixo Digitalização, uma de Descentralização e uma de Descarbonização. “Entre os critérios de avaliação, a originalidade tem caráter eliminatório. Há ainda critérios usados pela Aneel no processo de avaliação dos projetos e outros de natureza estratégica”, comentou.

O edital também visa fomentar a participação de Universidades, Centros de Pesquisa, empresas e startups na apresentação de propostas que atendam todas as fases da cadeia de inovação. O julgamento e seleção das propostas serão realizados em duas etapas: pré-qualificação e avaliação de mérito. A divulgação dos projetos selecionados será no dia 19 de outubro de 2018 e o prazo para execução das propostas aprovadas deverá ser acordado com a Cemig, sendo que a duração mínima é de 12 meses e a máxima é de 36 meses.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas