pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

27.01.20
|
Selo Suíço de Eficiência de Data Center é criado para descarbonizar a infraestrutura digital
Fonte: Decision Report - 24.01.2020

Suíça - Hoje, na Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, uma aliança formada por representantes do setor acadêmico e da indústria anunciou o lançamento do primeiro Selo Suíço de Eficiência de Data Center, que tem o objetivo inicial de descarbonizar data centers na Suíça e reduzir significativamente seu consumo total de energia.

A aliança, criada pela industry association digitalswitzerland e pela Hewlett Packard Enterprise (HPE), fundou a Associação Suíça de Eficiência de Data Center (Swiss Datacenter Efficiency Association – SDEA), que será a responsável pelo processo de avaliação e concessão do selo. Outros membros fundadores da aliança são a École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), a Green IT Switzerland, HPE, a Lucerne University of Applied Sciences and Arts (HSLU), a Swiss Data Center Association (Vigiswiss) e a Swiss Telecommunications Association (ASUT). A iniciativa é apoiada pelo Swiss Federal Office of Energy por meio do programa SwissEnergy.

Dez usuários piloto, incluindo algumas das marcas mais renomadas do mundo, implementaram tecnologias e procedimentos com eficiência energética para garantir a conformidade com os critérios do Selo Suíço de Eficiência de Data Center, o que gerou economia de energia de até 70%, com cinco desses usuários piloto empregando 100% de fontes de energia neutras em carbono. O objetivo é impulsionar a adoção em toda a Suíça, mas o selo também será apresentado à Comissão Europeia e às Nações Unidas em um esforço conjunto para alavancar o modelo suíço para todo o mundo.

“As fontes de energia neutras em carbono e as tecnologias digitais já são uma realidade, mas somente através de metodologias apropriadas, e contando com o compromisso da indústria e com a aplicação de políticas e regulamentações, que uma ampla adoção pode ser impulsionada“, disse Benoit Revaz, do Swiss Federal Office of Energy.

Atualmente, os data centers em todo o mundo representam 1% do consumo global de eletricidade, mas esse número é muito maior em países que são conhecidos globalmente como “bons anfitriões” para hospedagem de dados. É o caso da Suíça, onde o uso de energia dos data centers foi estimado em 2,8% do consumo total de eletricidade do país em 2015. Considerando o crescimento exponencial de volumes e tráfego de dados previsto para os próximos anos, são necessárias metodologias para medir e gerenciar a eficiência do data center de forma a reduzir significativamente as emissões de carbono e o consumo de energia.

O Selo Suíço de Eficiência de Data Center é concedido pela excelência em eficiência energética e sustentabilidade ambiental das infraestruturas de data center e suas infraestruturas de TI. Isso inclui três componentes principais. Os critérios de reconhecimento da infraestrutura do data center se aplicam a todo o fluxo de energia, da entrada à saída, incluindo recursos de reciclagem da energia de saída (como o uso de descarga térmica para aquecer outros edifícios).

Os critérios de reconhecimento da infraestrutura de TI se aplicam à tecnologia com eficiência energética e ao uso efetivo da TI. Dependendo da conformidade com os critérios de eficiência, os data centers podem receber o Selo nas categorias ouro, prata ou bronze. No caso de conformidade com os critérios de sustentabilidade ambiental, que se aplicam à pegada de carbono, um selo “a mais” é adicionado ao nível concedido.

A SDEA atualizará continuamente os critérios do Selo Suíço de Eficiência de Data Center para refletir o alto ritmo de mudança e inovação no setor de tecnologias da informação e comunicação (TIC). Segundo o Gartner, cerca de 10% dos dados gerados pelas empresas foram criados e processados fora de um data center ou nuvem centralizada tradicional em 2018. Até 2025, o Gartner prevê que esse número chegará a 75%4. Portanto, daqui para frente, o Selo Suíço de Eficiência de Data Center também considerará as infraestruturas de TIC na borda para continuar a fornecer uma avaliação e controle holísticos da energia e da pegada de carbono das infraestruturas digitais das sociedades em todo o mundo.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas