pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

11.02.20
|
Equipe da Universidade Federal de Santa Catarina é bicampeã no Desafio Solar Brasil
Fonte: Portal Solar - 10.02.2020

Santa Catarina - A equipe de competição Barco Solar Babitonga, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conquistou o bicampeonato no Desafio Solar Brasil (DSB) 2020. A disputa ocorreu na primeira semana de fevereiro, pela primeira vez no Estado de Santa Catarina, na Baía da Babitonga, no Centro Histórico de São Francisco do Sul, reunindo estudantes de diferentes estados.

O desafio nacional, envolvendo barcos movidos por fontes alternativas de energia, é promovido anualmente desde 2009. Os participantes vieram de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amazonas e Pará.

No primeiro dia de competição, a equipe Babitonga foi a única a conseguir completar a prova na categoria catamarã. Nos quatro dias seguintes, manteve o melhor desempenho entre os competidores, terminando as provas em primeiro lugar ou empatada com outras equipes.

A equipe campeã foi coordenada pelo professor Ricardo Aurélio Quinhões Pinto e caprichou na embarcação que utilizou inovações com várias peças impressas com tecnologia 3D e nanotecnologia nos painéis solares para aumentar sua eficiência.

Também marcou presença no desafio a equipe de Florianópolis, conhecida por vencer mais de dez vezes a competição. ‬”É muita alegria ter participado mais uma vez desse evento e defender Santa Catarina em casa”, disse Alícia Nischiyama, que pilota uma embarcação.

Além de promover o esporte, o evento também estimula a utilização de fontes de energias renováveis como o uso de placas solares. A competição é composta por provas curtas e de revezamento, na qual os pilotos têm que descer dos barcos e trocar os coletes no final de cada volta. ‬O vencedor é aquele que cumpre dez voltas num determinado trajeto de barco em menos tempo.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas