pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

26.12.19
|
Hospitais de Mato Grosso recebem investimentos para redução no consumo de energia
Fonte: News Cuiabá - 24.12.2019
Mato Grosso – Estão sendo investidos em Mato Grosso mais de R$ 8 milhões em soluções de eficiência energética, que buscam redução no consumo de energia em hospitais e policlínicas do estado. A iniciativa da Energisa Mato Grosso atende, em Cuiabá, o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, as policlínicas municipais do Coxipó, Planalto, Pedra 90 e Upa Morada do Ouro, em Colíder, o Hospital Regional de Colíder e, em Rondonópolis, o Hospital Regional de Rondonópolis Irmã Elza Geovanella.

As sete unidades, que recebem os investimentos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da distribuidora de energia, deverão, ao todo, economizar 2.649,62 MWh/ano, o suficiente para abastecer cerca de 10 mil casas residenciais com consumo médio de 250 kilowatt mensais.

Para que isso aconteça, as entidades estão passando por uma modernização do sistema de iluminação, com a substituição de 4817 lâmpadas obsoletas por equipamentos com tecnologia de LED. Assim como a troca de 162 aparelhos de ar-condicionado, sete condensadoras e 157 evaporadoras antigas por equipamentos mais eficientes.

Em Cuiabá, os projetos já estão finalizados ou com o andamento bem adiantado. O Hospital e Pronto Socorro Municipal e as policlínicas municipais do Coxipó, Planalto, Pedra 90 e Upa Morada do Ouro receberam 2036 placas de painéis solares.

Segundo a analista de inovação da equipe de Eficiência Energética, Monique Gomes Pereira, no total, a economia na conta de energia para essas entidades será de aproximadamente R$ 1,4 milhão.

“Além da economia da conta de luz, os pacientes terão ambiente mais agradável para se restabelecerem, os funcionários ganham espaços bem iluminados, condicionamento de ar adequado e refrigeradores modernos. São adequações e melhorias substanciais para as unidades hospitalares", afirma.

A analista destaca, ainda, que o valor economizado poderá ser investido em outras áreas. “A Energisa adota essas causas com muita alegria, porque sabe que estamos contribuindo de forma direta na qualidade de vida da nossa população. São iniciativas que vão atender milhares de pessoas por meio das instituições beneficiadas”.

Monique finaliza explicando que, dos projetos, apenas o do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá está pronto, o restante está em execução e tem previsão de entrega em 2020.

Ainda, ao final de cada programa, uma campanha de conscientização dos usuários das unidades - com treinamento sobre uso eficiente de energia, uso e manutenção dos equipamentos novos, e colagem de adesivos alertando para a importância do uso econômico - é realizada, a fim de se informarem sobre o uso racional da energia elétrica e sobre a importância da participação de cada um.

Programa de Eficiência Energética

O programa de Eficiência Energética da Energisa Mato Grosso é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A ideia é incentivar o surgimento de novas tecnologias, assim como repensar práticas e costumes com foco no uso racional da energia elétrica.

Para quem tem interesse de participar: a Energisa regularmente abre uma chamada pública e o cliente que tiver interesse em reduzir o consumo inscreve um projeto mostrando, com dados técnicos bem mensurados, que a troca dos eletrodomésticos e lâmpadas atualmente em uso trará bons resultados. Se a proposta for selecionada, a empresa entrará com o investimento da compra dos equipamentos e da mão de obra para a troca dos antigos pelos novos. O que for retirado do local do projeto será encaminhado para descarte. É realizada uma conscientização com quem trabalha/mora no local e um estudo posterior para mensurar se os resultados previstos foram realmente atingidos. Tudo é feito conforme a legislação federal.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas