pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

16.12.19
|
Instituições de ensino e pesquisa receberão recursos da Cemig
Fonte: Diário do Comércio - 12.12.2019
Minas Gerais – Os clientes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) com projetos aprovados no Programa de Eficiência Energética deste exercício terão as obras executadas no ano que vem. Orçados em R$ 15 milhões, os projetos preveem melhorias das instalações e promoverão mais conforto para funcionários e usuários, além da redução da conta de energia de escolas e universidades de todo o Estado.

Entre os beneficiados, estão instituições de ensino e pesquisa do Triângulo, Sul de Minas, Zona da Mata, Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Vale do Aço e Belo Horizonte, além da companhia de saneamento de Juiz de Fora e uma indústria de embalagens de Ponte Nova. O presidente da energética, Cledorvino Belini, assinou a autorização para o início dos trabalhos na semana passada.

De acordo com a engenheira de Eficiência Energética da Cemig, Aline Pimenta, ao todo foram 126 propostas apresentadas e 14 aprovadas, segundo critérios estabelecidos pela estatal e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em 2019. “Podem participar empresas públicas e privadas, unidades consumidoras das tipologias industrial, residencial, comércio e serviços, poder e serviços públicos, rural e de iluminação pública”, explicou.

As propostas aprovadas na Chamada Pública de 2019 receberão recursos do Programa de Eficiência Energética da companhia para a execução de projetos de eficientização de iluminação, sistemas de ar-condicionado, aquecimento solar, geração fotovoltaica e motores. O projeto teve início em agosto e foi concluído no mês passado. “Neste ano foram aprovados um cliente do setor industrial, um de comércio e serviços e o restante de serviços públicos”, citou a engenheira.

Os beneficiados são as universidades federais de Uberlândia, de Alfenas, de São João Del Rei, de Itajubá – Campus Itabira, dos Vale do Jequitinhonha e Mucuri, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Juiz de Fora e Coronel Pacheco, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus de Juiz de Fora e Muzambinho, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, o Instituto São Vicente de Paulo, a Indústria de Papéis e Embalagens de Ponte Nova, a Companhia de Saneamento de Juiz de Fora – Cesama e a Comissão Nacional de Energia Nuclear.

De acordo com a Cemig, a abertura do processo de Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética tem se consolidado por democratizar o acesso a iniciativas que têm como foco a preservação de recursos naturais e energéticos e o uso sustentável e seguro da energia elétrica, resultando na redução do consumo dessas unidades consumidoras.

A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e ocorre anualmente, desde 2015, com a captação dos projetos. Geralmente o processo acontece no segundo semestre de cada ano.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas