pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

09.08.19
|
Relevância do custo da energia elétrica para o setor industrial
Fonte: FIEMG - 08.08.2019
Minas Gerais – O Sistema FIEMG participou nesta quarta-feira, dia 7/08, da 35ª edição Circuito Nacional do Setor Elétrico (CINASE), realizado no Expominas, em Belo Horizonte. A assessora-executiva de energia, Tânia Mara Santos, e a gerente de economia da entidade, Daniela Britto, apresentaram o “Panorama Mineiro do Setor Elétrico e a Indústria”.

Daniela Britto mostrou a relevância do valor da energia para o setor industrial. “É muito relevante na competividade e produtividade industrial. O custo da energia representa de 30% a 42%, para alguns segmentos, do total da produção”, afirma.

A economista expôs alguns dados de Minas Gerais. O estado é o 3º maior PIB do Brasil, com R$598,3 bilhões (2018), o PIB Industrial é de R$135,2 bilhões (2018), sendo 10,7% na participação nacional e conta com mais de 1 milhão de trabalhadores na indústria. Atualmente o estado abriga cerca de 60 mil empresas industriais. O setor é o maior consumidor de energia no Brasil, com aproximadamente 36% do total, seguido do setor residencial, com cerca de 29%. Em Minas Gerais não é diferente. Em 2018, a indústria representou 40,6% da venda para consumidores finais da Cemig.

O Sistema FIEMG conta com uma estrutura especializada para auxiliar as indústrias mineiras em tudo relacionado à área de energia, em Minas Gerais e no Brasil. Tânia Mara apresentou as ações da Câmara de Energia da entidade e da assessoria executiva de energia para apoiar na identificação de oportunidades de investimentos em geração (hídrica, eólica, solar, biomassa), transmissão (leilões do governo) e de distribuição de energia, principalmente na área de inovação tecnológica, eficiência energética e de geração distribuída; modelagens de negócios em energia que visem à redução dos custos e aumento da competitividade da indústria e oportunidades de proposições de alterações regulatórias e legais em defesa da indústria.

“A FIEMG assessora, apoia e orienta os sindicatos empresariais e a indústria, propondo modelagens de negócios para redução de custos com energia, aumentando a competitividade, atraindo investimentos para o estado”, ressalta Tânia Mara. Ela ressalta que é possível um desconto de até 30% na conta de energia, sem nenhum investimento.

CINASE

Belo Horizonte recebeu, nos dias 7 e 8/08, o Circuito Nacional do Setor Elétrico (CINASE), evento itinerante organizado pela Editora Atitude Editorial e Revista O Setor Elétrico, que reuniu toda a cadeia de energia elétrica do estado, levando temas técnicos e novas tecnologias que estão modificando e revolucionando o mercado do setor. Com o lema “Uma viagem pelas instalações elétricas", o evento acontece em diferentes estados brasileiros pelo menos quatro vezes ao ano, com o objetivo de disseminar informações técnicas agregadas ao conhecimento que cada estado pode oferecer. A etapa de Belo Horizonte, a 35ª edição do evento, contou com a presença de aproximadamente 10 especialistas do setor, profissionais locais e da indústria, ministrando cerca de 40 palestras nos dois dias do evento.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas