pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

08.07.19
|
Workshop sobre eficiência energética acontece em Caruaru
Fonte: Jornal do Commercio - 08.07.2019
Pernambuco - O processo de melhoria contínua também pode (e deve) ser aplicado na redução do consumo de energia elétrica. Anualmente, as Chamadas Públicas de Projetos promovidas pelo Programa de Eciência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), auxiliam instituições públicas e privadas a minimizar custos ao evitar desperdícios. Com o intuito de difundir a iniciativa, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) está realizando em cidades do Estado o workshop Eciência Energética.

Após edições nas cidades do Recife e de Petrolina, o workshop chega a Caruaru no próximo dia 18, das 8h às 17h, no . O evento é gratuito e visa instruir sobre a importância do consumo eciente, além da possibilidade de ecientização nos negócios por meio das Chamadas Públicas.

“Entender como funcionam as Chamadas Públicas é o primeiro passo para que os clientes se interessem e apresentem projetos de eciência energética. Por isso, estamos percorrendo grandes centros urbanos do Estado, interagindo com os consumidores para disseminar cada vez mais esse mecanismo que traz expressivos benefícios para sociedade”, explica Ana Mascarenhas, gerente de Eciência Energética da Neoenergia.

Clientes das classes residenciais (condomínios), comércio e serviços, industrial, serviços públicos e poder público das esferas federal, estadual e municipal podem participar da iniciativa. Os projetos submetidos podem citar a melhoria das instalações nos usos finais de energia elétrica, como iluminação, condicionamento ambiental, refrigeração e sistemas motrizes, entre outros.

Lucíola Herculano, especialista em procedimentos do Programa de Eciência Energética, e Maria Eduarda Oliveira, que tem experiência com o mecanismo de Chamada Pública da Celpe, irão esclarecer as formas de participação no PEE, além de auxiliar os participantes a entender a produção dessesdocumentos para submeter nas Chamadas Públicas.

“A Chamada Pública é um mecanismo criado pela Aneel para convocar a apresentação de projetos de eciência energética, com o objetivo de aproximar a distribuidora dos consumidores, tornando o processo de seleção mais transparente, democrático e com maior participação da sociedade”, reforça Ana Mascarenhas.

Além das palestras, a programação do workshop irá trazer especialistas para debater formas de consumo. Entre as temáticas, Iluminação Eciente, com Marcos de Oliveira Santos, especialista em projetos de iluminação articial; e Climatização Eciente, com Tomaz Cleto, vice-presidente de Eciência Energética da ABRAVA e especialista em sistemas de climatização e ar-condicionado.

Para participar do workshop Eciência Energética, os interessados podem acessar o site da Celpe www.celpe.com.br e realizar a inscrição. O evento é gratuito e as vagas são ofertadas de acordo com a capacidade do Centro de Convenções do Senac, em Caruaru

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas