pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

07.10.19
|
Brasil desperdiça R$71 mi em energia por dia
Fonte: Climatempo - 06.10.2019
Brasil – Mais de 71 milhões de reais por dia, ou 52 bilhões de reais em dois anos: esse é o montante do desperdício de energia elétrica no Brasil. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), que analisou os anos de 2015 a 2017. Isso representa aproximadamente metade de toda a produção de energia elétrica de Itaipu no mesmo período.

O setor industrial é um dos responsáveis por esse processo, pois consome 40% da energia gerada no país. E erra quem pensa que a iluminação é o vilão desta história. Os motores elétricos são os que mais consomem energia elétrica nas fábricas: 68%.

O incorreto dimensionamento das cargas dos motores e equipamentos elétricos é que geralmente ocasionam este gasto adicional, que muitas vezes não é nem notado pelo empresário. “O desperdício é cobrado em valor de multa na conta de energia, que vem descrita como Energia Reativa Excedente. Confunde e pode representar até 30% do valor da fatura”, explica Fábio Amaral, diretor da Engerey Painéis Elétricos.

Banco de Capacitores

"Os bancos de capacitores controlam as oscilações de potência dos equipamentos e eliminam a energia reativa excedente. Eles são instalados por grupos de cargas para correção do fator de potência coletivo, ou de modo localizado junto ao equipamento a ser corrigido", afirma Amaral.

Outro ponto importante é a automação e da troca de motores nos sistemas industriais, já que houve muita inovação e modernização nos últimos anos, garantindo que os equipamentos operem na melhor condição técnica possível: “Tem que olhar para o sistema vendo-o como um consumidor de energia e tomar as medidas necessárias para a redução desse consumo”, alerta o engenheiro eletricista Paulo César dos Santos.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas