pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

27.11.19
|
Edifício-sede do Sebrae Ceará conquista certificação LEED Platinum
Fonte: Diário do Nordeste - 27.11.2019
Ceará – O edifício-sede do Sebrae Ceará, na Avenida Monsenhor Tabosa, em Fortaleza, acaba de receber a pontuação “Platinum”, a mais alta da Certificação LEED - Leadership in Energy and Environmental Design, selo que comprova o compromisso das construções com a sustentabilidade e o meio ambiente. A certificação foi entregue ao superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, durante o 'Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo 2019', evento realizado, na última segunda-feira (25), no Espaço Cubo Itaú, em São Paulo.

Considerada a certificação ambiental de edificações de maior reconhecimento internacional e a mais utilizada em todo o mundo, inclusive no Brasil, a LEED tem, no geral, quatro categorias por nível de eficiência: Certified: 40 pontos; Silver: 50 pontos; Gold: 60 pontos e Platinum: 80 pontos ou mais. A conquista da categoria “Platinum” pelo prédio do Sebrae Ceará confirma o esforço da instituição em garantir para a sua sede a condição de edifício verde, mostrando o compromisso com a sustentabilidade ambiental, social e econômica, além de buscar ser referência para as micro e pequenas empresas do estado nesta área.

Para chegar a esta conquista, o prédio, inaugurado em outubro de 1998, passou por uma longa trajetória que começou com três anos de uma reforma que focou, principalmente, na melhoria da sua estrutura física de forma a garantir mais conforto e qualidade de vida a clientes e colaboradores, além de priorizar o uso responsável de recursos como água e energia e a diminuição dos impactos ambientais da edificação, com redução dos custos operacionais.

Totalmente modernizadas, as instalações reforçaram a preocupação com a sustentabilidade e eficiência energética, a partir da criação de um controle automático de iluminação e ar-condicionado, além de um novo sistema elétrico, com utilização de lâmpadas de LED, instalação de breezes e construção de uma fachada anticalor, que diminuiu em até 54% a insolação.

Assim, em 2016, já contando com duas usinas fotovoltaicas que geravam energia equivalente ao consumo da iluminação de todo o edifício, o prédio-sede do Sebrae Ceará recebeu a sua primeira certificação: o Selo “A” em Eficiência Energética, expedido pelo Inmetro- Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia- Selo Procel. No ano seguinte, avançando na área da responsabilidade ambiental, o prédio receberia a certificação LEED na categoria “Silver”, e agora conquista a recertificação com um aumento na eficiência dos itens avaliados, mostrando empenho não apenas na construção, como também na manutenção e operação do edifício.

Vale ressaltar que um prédio, para ser certificado como sustentável, precisa, também, ser economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. Ou seja, contribuir para o crescimento de todas as pessoas envolvidas. E é nesse ponto que o selo conquistado pelo prédio do Sebrae Ceará é ainda mais estratégico.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas