pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

30.04.20
|
Sinergia entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade deve ser aproveitada na atual crise, diz IEA
Fonte: Portal Solar - 30;04.2020
São Paulo - A Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) e o governo da Dinamarca promoveram um debate com representantes de países e empresas para discutir a importância da energia limpa como uma parte central da recuperação econômica global da crise do coronavírus. “Colocar a energia limpa no coração de planos de estímulo é uma estratégia excelente para revitalizar economias ao mesmo tempo em que se constrói um futuro mais seguro e sustentável”, declarou o diretor geral da IEA, Faith Birol, na conferência online.

O evento contou com a participação de membros da Organização das Nações Unidas (ONU), da União Europeia, representantes dos governos da Suíça, Canadá, França, Alemanha, Itália e Índia, entre outros, e debateu o potencial da eficiência energética e fontes renováveis para criar empregos, acirrar a competição econômica e melhorar a resiliência dos sistemas de energia.

“Diante da tragédia humana e das inúmeras consequências da pandemia de Covid-19, também recebemos a oportunidade de reconstruir a sociedade de forma que seja mais resiliente para futuras crises”, disse o ministro do clima e energia da Dinamarca, Dan Jorgensen. “A escolha que faremos para retomar nossas economias também irá determinar nossa habilidade de mitigar os efeitos da mudança climática.”

O ministro aponta a importância de se aproveitar da sinergia entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade. “Não apenas poderemos criar mais empregos verdes, como também apoiar nossos esforços para manter o aquecimento da temperatura global em níveis administráveis.”

A expectativa da IEA é que o encontro seja o primeiro de uma série de discussões para acelerar o desenvolvimento e implementação de tecnologias de energia limpa para impulsionar atividade econômica e colocar o mundo na direção de metas internacionais de clima e sustentabilidade.

“Foi muito animador ouvir governos reafirmarem seus compromissos com o apoio a fontes renováveis, eficiência energética e outras tecnologias de energia limpa, apesar da crise atual”, afirmou Birol. “É crucial evitar os erros do passado. Embora as emissões de gases do efeito estufa tenham diminuído como resultado da crise financeira de 2008, logo eles retomaram com força. Devemos aprender com essa experiência.”

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas