pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

11.07.18
|
Ceará é líder do Nordeste em produção de energia pelo consumidor
Fonte: O Povo Online - 11.07.2018
Ceará - O Ceará tem se destacado na geração distribuída, sendo o líder no Nordeste no segmento. Responde por 25% dos consumidores que geram a própria energia e detém 40% da potência instalada da Região. Neste mercado, o Estado contabiliza em torno de 100 empresas e mais de 2 mil empregos.

“É um setor muito forte que tem dinâmica intensa, em geral, formado por pequenas e médias empresas”, destaca Joaquim Rolim, coordenador do Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). A geração distribuída tem crescido com taxas superiores a 100% ao ano, diz o gestor, e o Ceará acompanha o crescimento. É o quarto lugar do País em potência instalada e sétimo em número de conexões.

Um dos fatores que tem contribuído para o salto do segmento é a queda nos custos dos equipamentos. Em 2017, o preço do material fotovoltaico reduziu cerca de 25%, explica Benildo Aguiar, presidente do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado (Sindienergia-CE). Além disso, o trabalho conjunto realizado entre poder público e entidades do setor gera ambiente de governança. “Tem proporcionado capilaridade mais forte e facilita o transcurso para quem quer investir em geração distribuída”.

A questão da tributação, porém, ainda é empecilho. Enquanto Minas Gerais, primeiro lugar do País em geração distribuída, isenta o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para geração até 5 megawatts (MW), no Ceará a isenção é até 1MW. “Estamos trabalhando para ver se conseguimos elevar para 5MW, o que faz com que novos investidores venham e a gente cresça três vezes mais do que o previsto”, reforça Benildo. Segundo ele, o setor vem crescendo em média 10% ao mês.

Para discutir o desempenho do Ceará no segmento, o Núcleo de Energia da Fiec promoveu ontem encontro com empresários do setor, Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Sindienergia e Câmara Setorial de Energias Renováveis e a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).

Na reunião foi apresentado o 3º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD) que será em outubro, em Fortaleza.

Na visão do presidente da ABGD, Carlos Evangelista, o Ceará tem condições de ser o primeiro colocado no País em geração distribuída. “Em termos de potência, o Ceará tem crescido mais que outros estados em grandes sistemas instalados acima de 1MW, que a gente chama de mini usinas”.

Como inovações do setor, Carlos aponta os avanços no sistema de armazenamento de energia, que permite acumular grande quantidade a um custo mais acessível. A outra inovação é a smart grid, rede inteligente que facilita o controle simultâneo do consumo de cada equipamento.

Revolução no setor energético é como avalia Jurandir Picanço, presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis, sobre o momento da geração distribuída. “Comparo à mudança que ocorreu da telefonia fixa para a móvel, porque as estruturas físicas do sistema elétrico vão ter de ser alteradas, já que qualquer local pode produzir energia em função da abundância do sol, com custos a cada ano mais reduzidos”.

O QUE SE PENSA SOBRE

“O maior benefício não são os kilowatts hora produzidos, mas os negócios a partir dessa atividade”, avalia Jurandir Picanço sobre o segmento de geração distribuída.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas