pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

10.07.20
|
Prefeitura de Cachoeira do Sul e UFSM trabalham em novas propostas para programa de eficiência energética
Fonte: .Procel Info - 10.07.2020
Rio Grande do Sul – A Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul e a Universidade Federal de Santa Maria estão trabalhando na elaboração de novos projetos para substituição de lâmpadas por luminárias LED e instalação de sistemas fotovoltaicos. As propostas concorrerão em um novo Edital de Chamada Pública de Projetos (CPP) da CPFL, grupo do qual pertence a RGE, concessionária responsável pela iluminação na cidade. No novo Edital, Cachoeira concorrerá nas tipologias “Poder Público” e “Iluminação Pública”.

Na categoria Poder Público, a proposta que está sendo construída contempla a substituição das lâmpadas fluorescentes das Escolas Municipais Getúlio Vargas, Baltazar de Bem e Dinah Neri Pereira por luminárias LED tubular. Conforme levantamento feito pelo grupo responsável pela proposta, 547 lâmpadas deverão ser substituídas. A proposta quer englobar ainda a troca das lâmpadas (cerca de 52) de vapor metálico das quadras esportivas destas escolas por refletores de LED e também a instalação de usinas fotovoltaicas nos colégios. O total de investimento desta proposta deverá ficar entre meio milhão e 1 milhão de reais.

Já na categoria Iluminação Pública, a proposta prevê o investimento de meio milhão a 1 milhão e 600 mil reais para a substituição de lâmpadas de vapor de sódio por luminárias LED. 776 pontos já foram mapeados. A escolha dos pontos leva em consideração questões técnicas, de forma que a proposta busca contemplar locais onde existam lâmpadas que consomem mais e que, se substituídas, dariam um impacto de eficiência energética maior. Essa consideração na escolha das ruas que serão contempladas é importante para que a proposta seja selecionada dentro do Edital.

“Nas áreas centrais da cidade, temos a prevalência de lâmpadas de 150, 250, 400W, enquanto nos bairros a maioria é de 70W. Temos que levar em consideração essa informação para que nossa proposta seja mais competitiva, ou seja, atenda o propósito da eficiência energética que é o foco da CPFL neste Edital”, explica o engenheiro eletricista da Secretaria Municipal de Obras, Guilherme Schmidt, um dos responsáveis pela confecção das propostas. Ele destaca ainda que, por estar em fase de elaboração, o documento pode ser alterado, conforme os estudos e análises forem avançando.

*Com informações da Prefeitura de Cachoeira do Sul
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas