pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

28.09.20
|
Placa solar é alternativa para alto custo da energia no meio rural
Fonte: Portal Solar - 23.09.2020
Mato Grosso do Sul – A energia solar com a instalação de placas fotovoltaicas tem se tornado bastante atrativa para o meio rural. A análise é do consultor do Programa Senai de Gestão Energética do Senai Empresa, engenheiro eletricista Sebastião Dussel, que, com base no Decreto Federal nº 9.642/2018, que retira, gradualmente, o desconto na tarifa de energia elétrica concedido às unidades consumidoras classificadas como rurais, mostrou a importância do uso das placas. Até 2023, o desconto, que era de 30% até abril de 2018 e atualmente está em 18%, será zerado; e, pensando nisso, o Senai Empresa reforça a importância de investimentos na geração de energia solar.

Segundo o consultor, há apenas 601 unidades rurais com energia solar em Mato Grosso do Sul. “Esse número é baixo justamente por causa de subsídio tarifário que vai acabar até 2023”, afirmou.

Para ele, o momento é ideal para pesquisar novas fontes renováveis de energia elétrica para que os produtores rurais não levem um susto na hora que chegar a conta daqui alguns anos.

“Mesmo com o subsídio tarifário concedido aos consumidores rurais, ainda assim, gerar a própria energia elétrica consumida é uma decisão financeira atrativa, principalmente para aquelas unidades que demandam por quantidade expressiva de energia elétrica para o processar a matéria prima produzida”, afirmou.

Agora, de acordo com o engenheiro eletricista Sebastião Dussel, o produtor rural pode avaliar a melhor fonte de geração de energia elétrica que a natureza lhe oferece, podendo ser um recurso hidráulico, caso tenha uma queda d’água em sua propriedade, como também a partir dos resíduos vegetais e orgânicos (biomassa), amplamente disponíveis no meio rural, e, finalmente, a de origem solar.

Para todas as opções, o Senai Empresa conta com uma equipe técnica altamente qualificada para encontrar a melhor alternativa e realizar todo o projeto, desde a elaboração e aprovação na concessionária até o acompanhamento de toda a instalação. “A fonte solar, além de ser a mais abundante na natureza, é a que se apresenta como de maior alcance para o ser humano”, disse.

Ele completa que as placas fotovoltaicas são de fácil instalação, rápidas para se implantar e têm baixa manutenção. “Fato que motivou os brasileiros a elegerem essa fonte como favorita na tomada de decisão do investimento, quando o assunto é gerar sua própria energia elétrica consumida”, destacou.

O consultor do 'Programa Senai de Gestão Energética' do Senai Empresa acrescenta que, em média, um consumidor rural atendido em baixa tensão que decide pelo investimento em energia solar na sua propriedade obtém R$ 10,50 de retorno financeiro para cada R$ 1,00 investido.

O PSGE – Programa Senai de Gestão Energética é um dos eixos de atuação do Programa Senai de Atendimento à Indústria, criado pela FIEMS, e tem como objetivo apoiar a indústria para reduzir seus custos com energia elétrica, atuando no contrato de fornecimento com a distribuidora regional, na implantação de projetos de eficiência energética, no apoio à migração para o mercado livre e, nos estudos para geração total ou parcial da energia elétrica consumida pela indústria.

O objetivo do Programa SENAI de Gestão energética é fomentar o desenvolvimento das cadeias produtivas e promover a sustentabilidade ambiental, realizando ações para otimizar o uso dos insumos energéticos e atrair investimentos através da diversificação da matriz energética sul-mato-grossense.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas