pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

10.12.19
|
Projeto prevê instalação de lâmpadas de LED em Correia Pinto
Fonte: Correio Lageano - 09.12.2019
Divulgação
Santa Catarina - O município de Correia Pinto está entre os contemplados no programa de Eficiência Energética, assinado pela Celesc na última sexta-feira (6), em Florianópolis. O projeto do município, aprovado pela estatal, receberá R$ 1,4 milhão e consiste na substituição das atuais lâmpadas do sistema de iluminação pública, por lâmpadas de LED.

Dos cerca de 2.140 pontos de iluminação pública existentes na cidade, 1,2 mil, que correspondem a lâmpadas de 70 watts e 250 watts, serão substituídos por luminárias de LED. O projeto apresentado pela prefeitura à Celesc prevê uma redução no gasto do município com iluminação pública entre 35% e 40%, após a substituição das lâmpadas.

“O município é responsável pela iluminação pública, que é paga pelo cidadão através da Cosip [Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública]. Com esse projeto, pretendemos reduzir nosso custo mensal e tornar nosso sistema eficiente, porque, hoje, temos um déficit no custo de manutenção da iluminação pública. O que arrecadamos com a Cosip não paga nosso custo desde a distribuição da energia, como também da manutenção das lâmpadas e reatores, porque queimam muito”, explica o secretário de Obras, Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Econômico, José Carlos Vargas Mariano.

Segundo ele, assim que o termo de convênio for assinado com a Celesc, a prefeitura lançará um edital para contratação da empresa que executará o serviço de substituição. O edital deve ser lançado ainda em dezembro, para que em janeiro seja conhecida a empresa vencedora.

“Nossa ideia é colocar no edital para executar o serviço em duas etapas. Por exemplo, se conhecermos a empresa vencedora em janeiro, executa-se a obra em fevereiro e março uma etapa e em abril e maio a outra. Aí, se der tudo certo, em maio estaremos com as novas lâmpadas de LED instaladas”, explica.

ANEEL

De acordo com o gerente da Divisão de Eficiência Energética da Celesc, Thiago Jeremias, a estatal tem uma obrigação, junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de executar programas de eficiência energética, visando à redução do consumo.

Por isso, promove chamadas públicas (onde se enquadra o projeto contemplado de Correia Pinto) que são voltadas para pessoas jurídicas (públicas ou privadas), além de diversos outros projetos para pessoas físicas (como o Bônus Eficiente – que prevê a troca de eletrodomésticos em residências).

“Todo ano temos que disponibilizar um recurso para que qualquer consumidor nos apresente um projeto. No ano passado, publicamos o edital, que ficou aberto até meados de março de 2019, e diversas instituições consumidoras nos apresentaram projetos, incluindo a Prefeitura de Correia Pinto.”

Jeremias chama a atenção para que outras prefeituras da Serra fiquem atentas aos editais lançados pela Celesc e apresentem projetos relacionados à eficiência energética, pois todos os anos a estatal abre chamadas públicas. Correia Pinto faz a assinatura do contrato hoje, mas foi contemplada pela chamada de 2019.

A de 2019 foi publicada no início desta semana no site da Celesc e receberá inscrições até o dia 30 de março de 2020. Podem participar quaisquer consumidores da Celesc que não tenham débitos junto à estatal. Os projetos inscritos serão avaliados e os contemplados conhecidos no segundo semestre.

“As prefeituras podem fazer projetos para iluminação pública, para escolas municipais, postos de saúde. As instituições de ensino, como universidades, podem apresentar projetos para seus prédios, assim como hospitais, indústrias, comércio, enfim, qualquer cliente Celesc.”

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas