pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

14.07.17
|
CPFL Jaguari doa geladeiras eficientes para 105 famílias de Jaguariúna
Fonte: Procel Info - 11.07.2017
Jaguariúna, 7 de julho de 2017 – A CPFL Jaguari – que fornece energia elétrica a aproximadamente 37 mil consumidores de dois municípios: Jaguariúna e Pedreira – beneficiará 105 famílias de baixo poder aquisitivo, residentes na cidade de Jaguariúna, com a troca de geladeiras antigas por modelos mais eficientes. A iniciativa faz parte do projeto “Comunidades Eficientes”, que integra o Programa de Eficiência Energética da distribuidora, e cujo investimento corresponde a mais de R$ 140 mil, conforme aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Na tarde da última sexta-feira, dia 7/7, com a presença de autoridades municipais e representantes da distribuidora, foram realizadas entregas simbólicas de geladeiras no bairro Roseira de Cima, em Jaguariúna. O prefeito, Gustavo Reis, agradeceu a iniciativa da distribuidora. “A CPFL cumpre com o seu papel social e isso nos deixa orgulhoso. O importante é fortalecer cada vez mais essa parceria. Além de beneficiar a população, o projeto deixa o município cada vez mais eficiente”, analisa.

Benefícios e Resultados

De acordo com Felipe Henrique Zaia, gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, o volume de energia elétrica economizado na aplicação desse tipo de iniciativa foi de 80 MWh/ano. “A título de ilustração, essa mesma quantidade de energia seria suficiente para abastecer por um ano cerca de 33 clientes residenciais, com consumo médio de 200 kWh mensais”, exemplifica.

A iniciativa também evitou a emissão de 100 toneladas de CO2, na região. Para efeito de comparação, essa quantidade de dióxido de carbono representa o mesmo que o plantio de 600 novas árvores. E Zaia acrescenta: “o projeto ajuda a reduzir os níveis de gases prejudiciais à atmosfera ao realizar o descarte adequado das geladeiras antigas, extraindo o CFC (clorofluorcarboneto)”.

Pedreira também foi contemplada

Com os objetivos de estimular e difundir a cultura do consumo inteligente de energia, em junho, a distribuidora CPFL Jaguari investiu mais de R$ 127 mil em ações de eficiência energética junto a seus clientes residenciais, na cidade de Pedreira. Por meio do seu Programa de Eficiência Energética, a companhia destinou os recursos na doação e instalação de geladeiras mais modernas, eficientes e econômicas. Ao todo, cada uma das 95 famílias foi beneficiada com o eletrodoméstico diferenciado.

A ação também integra o projeto “Comunidades Eficientes”, que tem por objetivo contribuir para a redução do consumo de energia entre os clientes de baixa renda por meio da troca de equipamentos ineficientes e da doação de modelos mais adequados. A economia esperada é da ordem de 37,05 MWh/ano, equivalente ao consumo anual de 15 famílias. O volume economizado no horário de pico é estimado em 3,8 kW, o que traz mais estabilidade ao sistema e reduz a geração térmica, fonte mais cara e mais poluente.

O consumo inteligente de energia não faz bem apenas para o bolso dos consumidores contemplados, mas também para o meio ambiente. A doação dos novos equipamentos evitou a emissão de 46,31 toneladas de CO2. Para efeito de comparação, isso equivale ao plantio de 277 novas árvores.

Sobre o Programa de Eficiência Energética

Desenvolvida desde 1999, a iniciativa promove o combate ao desperdício, ampliando a reflexão sobre quão vital é utilizar a eletricidade de forma sustentável para o futuro da humanidade. Os recursos provêm do valor arrecadado nas contas de energia elétrica e o dinheiro volta para a sociedade, por meio de projetos que buscam conscientizar a população sobre o consumo racional deste recurso. Em conjunto às prefeituras, são selecionados bairros carentes a serem contemplados com as ações.

Para receber os benefícios, os clientes devem possuir o documento NIS (Número de Identificação Social) emitido pela Assistência Social das Prefeituras Municipais e estarem cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), a qual deve ser solicitada nas Agências de Atendimento da CPFL ou pelo telefone 0800 774 4460.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.


A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets. Pelo 12º ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.

*Com informações de CPFL Energia
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas