pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

30.07.20
|
Unicamp realiza workshop sobre eficiência energética e sustentabilidade
Fonte: .Procel Info - 30.07.2020
São Paulo – Etiquetagem e desempenho de edificações será o assunto discutido na segunda edição de workshop online promovido pelo Campus Sustentável, uma parceria entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a CPFL Energia. Remotamente, pesquisadores se reúnem para conversar sobre o processo de diagnóstico de sustentabilidade e eficiência das edificações da Unicamp. Gratuito e aberto à sociedade, o evento acontecerá no dia 06 de agosto, das 14h às 18h, e emitirá certificado de participação.

Roberta Vieira, professora da UFMG, é uma das palestrantes e apresenta um Panorama Geral da Etiquetagem e o Desempenho nas Edificações. Segundo a pesquisadora, o processo de etiquetagem de edifícios faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e foi desenvolvido em parceria entre o Inmetro e a Eletrobrás/Procel Edifica, contando com consultores especialistas ouvidos por meio de uma Secretaria Técnica do Procel destinada a este fim. A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) do PBE pode ser obtida para prédios, residências e não residenciais, com exceção de prédios destinados à produção industrial.

“As etiquetas avaliam as componentes da edificação que estão ligadas ao consumo de energia ou ao conforto dos usuários. São avaliados o projeto arquitetônico, os sistemas construtivos e sistemas complementares, como os de ar condicionado e iluminação. Em cada um destes itens se recebe uma classificação de A (mais eficiente) a E (menos eficiente), que são ponderados de forma a se obter uma classificação final para a edificação ou unidade”, explica a consultora de eficiência energética.

Vieira trabalha na análise e implementação de legislação nas áreas de conforto e eficiência energética, buscando com que as edificações se tornem não apenas mais confortáveis e sejam geridas com menores custos, mas também avaliando quais são os indicadores de eficiência que devem ser perseguidos para tornar as edificações, avaliadas dentro de todo um contexto urbano, mais sustentável.

Com isso, a professora diz ser possível criar um diálogo entre os meios produtivos e a academia científica de forma que o conhecimento gerado no ambiente universitário possa ser absorvido pela sociedade. “A partir da verificação e análise destes índices de fácil apreensão, estes agentes podem mais facilmente se tornar agentes do processo no que tange à tomada de decisão para aumento de eficiência energética (e de consequente redução de consumo) e ou de conforto”, finaliza.

Ao todo oito apresentações, em média trinta minutos cada, abordam os temas acerca do conforto térmico; do processo de etiquetagem de eficiência energética nos edifícios, do método de simulação em edifícios comerciais, de serviços e públicos; da eficiência energética em edifícios públicos universitários; da influência da configuração das fachadas no conforto térmico do usuário; do diagnóstico termoenergético em edificações de ensino universitário; e apresenta um panorama geral da etiquetagem e o desempenho nas edificações.

Tudo ocorre por meio digital, oportunizando a horizontalização do conhecimento em vários níveis e a participação de qualquer parte do mundo. Para fazer sua inscrição, basta acessar este link. Totalmente gratuito, serão certificadas participações que obtiverem, no mínimo, 50% de permanência no evento.

*Com informações da Unicamp
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas