pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

01.06.20
|
3 itens de sustentabilidade que ajudam a valorizar seu imóvel
Fonte: Estadão.com - 31.05.2020
São Paulo - A sustentabilidade na construção civil ganhou importância, principalmente, uma vez que existem soluções que são benéficas para o ambiente e úteis para as rotinas cotidianas dos lares. Além disso, imóveis que possuem maneiras eficientes de minimizar os impactos ambientais valorizam, em média, de 10% a 30%, segundo cartilha do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Para sanar as questões sobre os benefícios que o desenvolvimento sustentável oferece para o mercado imobiliário e a construção civil, consultamos a coordenadora da divisão técnica de controle e automação do Instituto de Engenharia, Aurea Vendramin. “A elaboração de um projeto ou instalações de requisitos inovadores e sustentáveis em uma residência – entre eles, conforto térmico e lumínico – traz comodidade, redução de custos e principalmente qualidade de vida”, afirma Aurea.

Segundo ela, esse nicho, que ainda é um diferencial, em um futuro próximo se transformará em requisito, pois está dentro da necessidade urgente de melhores indicativos de qualidade de consumo e de como os equipamentos se relacionam com os recursos naturais. Para ela, é fundamental implementar a eficiência energética com ênfase em fontes alternativas, como a redução do consumo de água por meio de utilização de reúso sustentável, a incorporação de tecnologias para redução no uso de gás ou energia para aquecimento de água para o banho.

Itens para tornar uma casa mais sustentável

Vegetação – “Um exemplo simples e muito comum nas cidades brasileiras são as adições de vegetação sobre as superfícies de telhado ou fachadas, além do embelezamento paisagístico, que pode diminuir vários efeitos negativos locais, reduzindo a poluição, o consumo de energia dos edifícios, aumentando o isolamento do som – dependendo do material empregado para disposição das placas e/ou vasos de plantio –, resistência ao fogo, longevidade da membrana do telhado e paredes de fachadas, garantindo o escoamento de águas pluviais por meio de gotejamento para sua umidificação, manutenção de clima interno, melhoria da qualidade do ar, entre outros benefícios”, garante a engenheira.

Painel solar – Apesar de estar disponível por um valor relativamente alto, a longo prazo a energia solar pode acarretar uma “redução do consumo na conta de energia de até 50%”. A valorização do imóvel também conta muitos pontos na hora de optar por este investimento. “Sua instalação custa a partir de R$ 15 mil.”

Reúso de água – O sistema de reúso pode ser criado de maneira artesanal, com dispensers caseiros ou adquiridos prontos. “A economia na conta mensal é apenas o início, já que este tipo de sustentabilidade na construção civil é muito vantajoso.” De acordo com a Fluxo Consultoria, ainda que não seja própria para consumo direto, captar a água chuva gere economia de até 60% da água potável, pois evita que ela seja utilizada em atividades como regar plantas, limpar calçadas, lavar o carro, dar descarga, etc.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas