pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

04.02.20
|
Light vai trocar lâmpadas e cadastrar famílias de baixa renda na Tarifa Social de energia
Fonte: Procel Info - 04.02.2020

Rio de Janeiro – A partir desta primeira semana de fevereiro, a Light irá realizar uma série de ações na comunidade Dom Bosco, em Pilar, no município Duque de Caxias. Estão previstas a troca de aproximadamente 6 mil lâmpadas incandescentes por modelo mais eficiente (LED) e a realização de um mutirão de cadastramento de famílias na Tarifa Social de Energia Elétrica, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Este benefício pode conceder até 65% de desconto nas contas de luz dos beneficiados.

O pacote de atividades faz parte do projeto Comunidade Eficiente, que, desde o final do ano passado vem executando uma série de ações sociais na comunidade Dom Bosco. Para viabilizar as ações a Light fez um mapeamento socioeconômico na região para verificar os clientes que se enquadravam no perfil do projeto para serem atendidos. A companhia constatou que quase 70% das famílias poderiam ser beneficiadas, o que representa cerca de mil clientes.

“As ações de eficiência energética e de sensibilização, assim como o cadastramento na tarifa social, possibilitam a redução no consumo de energia e, por consequência, no valor da conta. Neste território, cerca de 70% das famílias estão em condição de baixa renda, e o valor da conta precisa caber no orçamento familiar. Falar sobre o consumo sem o desperdício é fundamental para que haja, de fato, uma mudança na forma de consumir a energia”, explica Tâmara Motta, Coordenadora de Relacionamento Estratégico com Comunidades da Light.

Até o momento, a distribuidora já realizou três mutirões de cadastramento na Tarifa Social no local e promoveu palestras para explicar a conta de luz aos clientes e informar sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica e ações educativas em três escolas municipais (N. Sra. de Pilar, Bairro Califórnia e Profª Amélia Câmara). Nestas instituições de ensino, mais de 700 crianças foram sensibilizadas por meio de jogos, conversas e peças de teatro. Alguns destes estudantes também foram levados ao Centro Cultural Light, no Centro da cidade, para conhecer as atrações e visitar o Museu Light da Energia.

A Light também substituiu geladeiras antigas de quase 500 famílias em condição de baixa renda. Os equipamentos obsoletos foram trocados por novos modelos eficientes. Como fruto deste trabalho e de uma ação de sua área de Recuperação de Energia, a Light conseguiu uma redução também no índice de furto de energia na região. As perdas não-técnicas, que totalizavam cerca de 50%, em outubro de 2019, foram reduzidas para 9%.

“Investimos na conscientização da população local sobre os prejuízos do ‘gato de luz’, que, além de crime, pode causar incêndios e impacta o fornecimento de energia. Com a regularização destes clientes, haverá um benefício para todos, e a comunidade terá uma energia de maior qualidade, já que a interferência dos ‘gatos’ diminuiu consideravelmente”, conta Sidney Correa, Gerente Comercial da Light.

Desde o seu início, em 2008, o Comunidade Eficiente já beneficiou cerca de 500 mil clientes em toda área de concessão da Light. Nos próximos meses, estão previstas novas ações do Comunidade Eficiente em outras comunidades de baixa renda da Baixada Fluminense.

*Com informações da Light
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas