pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

13.07.20
|
Webinar mostrará como o sistema BD-Motor pode proporcionar economia de energia para o setor industrial
Fonte: Procel Info - 13.07.2020
Rio de Janeiro - No dia 16 de julho, o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), em parceria com o IEEE PES & IAS UERJ, realizará um webinar sobre o sistema BD-Motor. Voltado ao diagnóstico e cálculo de investimentos em eficiência energética em motores de indução trifásicos, o BD-Motor foi recentemente atualizado, mas, desde sua criação pelo Cepel, ainda nos anos 2000, é indicado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para uso em projetos de eficiência energética na indústria, podendo auxiliar muito nas tomadas de decisão e proporcionando economia para o setor. Clique aqui , para efetuar sua inscrição e participar do webinar.

O tema é de grande relevância, à medida que os motores de indução trifásicos são responsáveis por 46% do consumo de energia elétrica do setor industrial, representando 25% do total de energia consumida no país. A utilização destes equipamentos de forma ineficiente, em muitos casos, gera desperdício de energia, prejuízos econômicos aos consumidores e desnecessária sobrecarga do sistema elétrico com consequentes acréscimos em emissões de gases poluentes.

O webinar “Eficiência Energética em Motores Elétricos: Sistema BD-Motor para análises e projetos de eficiência energética em instalações com motores elétricos de indução trifásicos” contará com a participação dos pesquisadores do Cepel Aroldo Borba, André Tomaz de Carvalho e Monique Benevenuto, do professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UERJ e integrante da equipe do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), Carlos Aparecido Ferreira, e de Felipe Piancó, presidente dos capítulos técnicos estudantis IEEE PES & IAS UERJ, como mediador. Com duas horas de duração, das 17h às 19h, o evento é aberto ao público em geral, mas é especialmente direcionado a estudantes e profissionais dos setores de energia e indústria.

Após uma palestra introdutória do professor Carlos Aparecido Ferreira sobre a importância de motores de indução trifásicos e a eficiência energética em sistemas motrizes, o pesquisador Aroldo Borba, gerente do BD-Motor, falará sobre o histórico de desenvolvimento do BD-Motor e sobre o projeto de modernização, realizado em parceria com o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes).

Em seguida, o pesquisador André Tomaz, coordenador do projeto de atualização do BD-Motor, falará sobre a nova versão do sistema, desenvolvida em uma arquitetura Web, utilizando o framework do sistema de monitoramento de ativos SOMA, também uma solução tecnológica desenvolvida pelo Cepel. André abordará as novas funcionalidades do BD-Motor e apresentará casos de aplicação do sistema para diagnóstico de motores em operação, para análise econômica de substituição ou reparo, e para análise econômica de novos projetos.

Para finalizar, a pesquisadora Monique Benevenuto, uma das desenvolvedoras do BD-Motor, fará uma demonstração ao vivo do sistema, abordando, dentre outros tópicos, análise de eficiência e simulação de fluxos de caixas com base em orçamentos hipotéticos.

*Com informações da assessoria de imprensa do Cepel
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas