pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

09.03.20
|
Pioneira na ciência, Beatriz Alvarenga é homenageada em espaço dedicado à energia elétrica
Fonte: Procel Info - 06.03.2020

Minas Gerais – Em uma época em que a participação de mulheres na Engenharia, no ensino da Física e nas atividades científicas era uma raridade, a doutora Beatriz Alvarenga, de 97 anos, foi pioneira e deixou um legado que, até hoje, é reconhecido mundialmente. Natural de Santa Maria de Itabira, a docente, ainda em 1946, foi a primeira mulher a se formar em Engenharia Civil pela então Universidade de Minas Gerais (UMG), atual Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E para celebrar esta trajetória científica, o Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética homenageia a professora que revolucionou a forma de ensinar Física.

Localizado no Museu de Artes e Ofícios (Sesi MAO), o Espaço está aberto para a população a partir de 6/3. Os visitantes do Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética serão recepcionados pela animação da professora Beatriz, que irá contar a história da energia elétrica, a evolução tecnológica e ainda passará informações sobre como evitar o desperdício.

Beatriz Alvarenga escreveu a coleção de livros didáticos ‘Física – contextos e aplicações’, best-seller na área, desde 1970. Ao lado de Antônio Máximo, eles se inquietavam com a maneira como a disciplina era ensinada na maior parte das escolas brasileiras: sempre em sala de aula, sem aplicação no dia a dia. As obras fizeram tanto sucesso que foram traduzidas para o espanhol pela Editora da Universidade de Oxford. Após rigorosa avaliação da comissão editorial da universidade, os livros foram lançados e distribuídos para toda a América Latina.

“Estudando Física, praticamente sozinha, fui vendo a ligação dela com o dia a dia e procurava reproduzir isso em sala de aula”, contou Beatriz em entrevista concedida no ano de 2010. A primeira professora de física do Colégio Estadual Central contou ainda que conduzia seu trabalho com naturalidade, mesmo sendo a única mulher a dar aulas no período noturno.

Hoje Beatriz mora com a sobrinha Angela Alvarenga, que tem muitas histórias para contar da tia cientista e grande entusiasta do conhecimento. “Ela lecionou Matemática e depois foi para a Física, mas não ficou satisfeita com a forma que aprendeu. Ela encontrava a Física no dia a dia e fazia com que os alunos dela entendessem mais, mostrando algo do cotidiano. Ela trouxe inovação e a facilidade, tirou o mito da Física. Antes as pessoas achavam que era só decorar fórmula, mas ela quis que as pessoas entendessem a disciplina de fato”, relembrou Angela.

E o interesse pelos estudos se perpetuou pela família Alvarenga. Segundo Angela, outros sobrinhos seguiram o caminho da tia. “Ela tem um sobrinho engenheiro e outro, que também é afilhado, que é professor e seguiu a carreira por admiração ao trabalho dela”. Ainda de acordo com a sobrinha de Beatriz, toda a família fica feliz pelo reconhecimento de seu trabalho. “Ela é merecedora de tudo isso, porque realmente dedicou sua vida inteira ao ensino e, principalmente, à Física. Ela montou um laboratório para capacitar professores do interior e ensinava como se aplicar a técnica dela. Para uma pessoa que sempre compartilhou tudo, ter esse reconhecimento é lindo, é muito importante. Estamos muito satisfeitos”, comemorou Angela.

Espaço de Eficiência Energética

A nova ala temática de eficiência energética, no SESI Museu de Artes e Ofícios, é fruto da parceria entre o SESI e a Cemig e se propõe disseminar o conhecimento acerca da eficiência energética, narrando o histórico da energia e sua inserção no cotidiano – de modo interativo e lúdico. Além da ala temática principal, o convênio prevê a realização de quatro exposições temporárias de artistas contemporâneos que utilizam matrizes energéticas em seu trabalho, palestras, oficinas e seminários relacionados à eficiência energética e à sustentabilidade.

*Com informações da FIEMG
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas