pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
ERROR: undefined: Unspecified error
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

16.04.18
|
Novo equipamento gera economia energética de quase meio milhão em hospital de Rio Preto
Fonte: dHoje Interior - 16.04.2018
São Paulo - Visando a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade, o Hospital de Base de Rio Preto atualmente trabalha com um novo maquinário de resfriador de líquidos, chamado chiller, que tem a previsão de gerar uma economia anual de quase meio milhão de reais.

O Setor de Engenharia Clínica do HB desenvolveu o projeto do chiller, que conquistou o primeiro lugar entre diversos projetos de todo o Estado de São Paulo, analisados pela CPFL. A empresa apoiou o projeto de eficiência energética do hospital, junto a Funfarme. O valor total investido nesse projeto foi de R$1.893.956,96.

A nova máquina foi instalada em outubro do ano passado e somente em 2017 foram economizados R$ 468.000 em energia elétrica. O chiller é responsável por resfriar a água por meio de um sistema fechado, fazendo com que o funcionamento da central de ar-condicionado do hospital atue de forma mais limpa, econômica e funcional. O resfriador de líquidos é monitorado em tempo real e consegue reduzir a temperatura da água em até 7 graus. Por hora passam 470 mil litros cúbicos de água na bomba primária do equipamento.

Por ano, a previsão é de que a nova tecnologia economize 1.257 KWh, quantidade essa que daria para abastecer 667 casas por mês. De toda a área refrigerada do hospital, 70% está ligada ao chiller, o que compreende 11.457 metros quadrados. De acordo com Rodrigo Plazas, engenheiro clínico da Fundação, tudo é em prol da economia de energia. “O objetivo é eficiência energética e substituir um antigo por uma tecnologia nova e mais eficiente, que faz o mesmo trabalho e com 30% mais de eficiência”, afirmou Plazas.

Como funciona

O sistema de refrigeração do chiller consiste no resfriamento da água, tornando-a ideal para arrefecer o ar, produtos ou equipamentos. Ao ser usado em conjunto com determinados equipamentos de ar-condicionado, o chiller possibilita a climatização dos ambientes e o controle da temperatura e da umidade relativa, além da movimentação, filtragem e renovação do ar. Por meio de um sistema de refrigeração, o sistema retira o calor da água, baixando sua temperatura. Para isso, recebe o refrigerante aquecido e vaporizado do trocador de calor e o recompacta e esfria antes de enviá-lo de volta. Ao comprimir o refrigerante, em um processo que emite quantidades elevadas de calor, o sistema precisa ser resfriado por outro dispositivo, o evaporador, que retira o calor criado pela recompressão do refrigerante. Quando o ar-condicionado é ligado, um resfriador emite o ar quente que foi removido do interior do ambiente. Com alta durabilidade e eficiência, o sistema de refrigeração chiller também apresenta a vantagem de ter ótimo custo-benefício.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas